Óleos lubrificantes minerais, sintéticos e semissintéticos: qual é a diferença?

O bom desempenho da sua máquina passa por saber a diferença entre esses tipos de óleos lubrificantes. Confira 

Óleos lubrificantes são fundamentais para o funcionamento de qualquer motor. Além da diminuição do atrito entre as partes, eles também ajudam na diminuição da temperatura, evitam a corrosão e auxiliam até mesmo na limpeza da máquina. Se você já precisou trocar o óleo, seja do seu carro ou de uma máquina agrícola ou da linha pesada, possivelmente já ouviu falar que existem diferentes tipos de óleo que podem desempenhar suas funções de maneiras mais ou menos eficientes. 

Mais especificamente, existem três tipos de óleos lubrificantes: os óleos minerais, os sintéticos e os semissintéticos. Descubra, a seguir, as diferenças entre eles: 

Qual é a diferença entre os tipos de óleos lubrificantes? 

Basicamente, a diferença entre estes tipos de óleos lubrificantes está na capacidade que eles têm de desempenhar seu papel em um motor. 

  • O óleo mineral é obtido do refino do petróleo cru. Ele atende às necessidades básicas da máquina. Seu ciclo de vida é menor, ou seja, a troca é mais constante. Adquira óleos minerais de marcas confiáveis, que apresentam bons resultados; 
  • O óleo sintético, por sua vez, é feito em laboratório, ou sintetizado, para ser mais específico, através de processos químicos e fórmulas artificiais. Com isso, é feito de modo que desempenhe da melhor maneira possível, sendo os óleos lubrificantes mais eficientes e mais duradouros do mercado; 
  • Por fim, o óleo semissintético é feito a partir dos dois tipos anteriores, juntando suas qualidades: é mais eficiente que o óleo mineral e possui um custo-benefício melhor que o óleo sintético, tornando-se uma boa opção para quem busca o meio termo, ou seja, uma boa performance com valores acessíveis. 

Procure sempre um mecânico ou verifique no manual  para saber qual é o óleo lubrificante mais indicado para cada sistema da sua máquina agrícola ou pesada. 

Esclareceu suas dúvidas? Então aproveite para encontrar no site da Rech os melhores óleos lubrificantes para suas máquinas agrícolas ou pesadas!  

Visited 2.759 times, 3 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *