Você sabe os principais problemas que podem ser encontrados em um motor de trator?

Tratores são máquinas pesadas e incríveis avanços de engenharia foram necessários para que elas existam. Entretanto, por mais avançada que seja a tecnologia, o uso prolongado eventualmente vai levar a problemas no motor. 

Continue lendo para aprender um pouco sobre alguns dos principais problemas em um motor de trator! 

Desgaste das peças 

O desgaste das peças é um dos problemas mais comuns justamente por ser inevitável. Eventualmente a vida útil das peças chega ao fim. Entretanto, certas atitudes podem fazer com que ele chegue mais rápido ou demore mais. 

Um dos principais causadores do desgaste de peças é a falta de lubrificação. O óleo lubrificante faz com que as partes móveis do motor não entrem em contato direto entre si, permitindo que elas deslizem uma na outra. Conforme o lubrificante seca, esse contato entre peças de metal volta a acontecer e, aos poucos, as peças se desgastam. 

É importante fazer a troca de óleo com frequência, assim como do filtro de óleo, além de lubrificar e limpar a máquina. Isso evita manutenções muito frequentes e pode economizar muito dinheiro adiando a compra de um trator novo. 

Fusão do motor 

Além do desgaste causado pelo contato entre as peças, o motor tem um fator a mais a se considerar: o calor. Isso também tem relação com a lubrificação. 

O motor precisa de refrigeração, mas nenhuma ventoinha sozinha é capaz de evitar o calor da fricção de um motor. Quando seca, usar o motor é receita para fundir o motor. O que acontece é que a fricção gera tanto calor que o metal derrete. Quando isso ocorre, ele fica inutilizável. 

Superaquecimento 

O superaquecimento não é um problema apenas quando funde o motor. Mesmo que o óleo evite que a máquina alcance a temperatura de fusão do metal, se não houver refrigeração adequada, o motor trabalhará em temperaturas elevadas. 

No decorrer do tempo, isso faz com que as peças sofram desgaste e deformação pelo calor. Conseguimos evitar ao garantir que a manutenção da refrigeração do trator esteja em dia. 

Correias com folga 

A correia com folga é um problema comum e que precisa ser averiguado rapidamente, já que pode trazer sérios problemas para o trator. Dentes quebrados, coroa danificada são alguns dos problemas, mas é possível que o motor inteiro seja afetado por uma correia solta que se quebra. 

Lembre-se de checar a folga das correias com frequência e fazer os ajustes quando necessário. Uma correia com folga excessiva é fácil de resolver, mas depois que ela causa problemas de verdade, o preço e o trabalho se tornam muito maiores. 

Sujeira 

A princípio, a sujeira pode não parecer um problema grande. Apesar disso, ela se acumula e pode causar sérios contratempos. A sujeira é uma das responsáveis por remover a lubrificação da máquina, além de ela poder entrar em lugares de difícil acesso para a limpeza, e lá causar problemas. 

Limpe o trator com frequência para evitar os problemas que ela traz. Isso também traz a vantagem de deixar a máquina mais bonita. 

Agora você já conhece alguns dos problemas mais comuns no motor de um trator! Lembre-se de fazer as manutenções, entre em contato com um profissional quando necessário e compartilhe este texto com seus amigos para que eles aprendam os cuidados que devem ter! Não esqueça de entrar no site da Rech para atender todas as suas necessidades para máquinas pesadas agrícolas! 

Visited 555 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *