Cana-de-açúcar: produto versátil, sustentável e colhida com equipamentos de ponta mantém Brasil no topo da produção mundial

Você sabia que o Brasil é considerado o maior produtor mundial de cana-de-açúcar? A expectativa para a safra 2022/2023 é que o país produza 596,1 milhões de toneladas, o que representará aumento de quase 2% em comparação à safra anterior.

O Brasil é referência no cultivo dessa cultura há séculos, tendo as regiões do Nordeste – com 1 milhão de hectares de área para plantio – e Sudeste – atual responsável pela maioria da produção do país – como principais produtoras.

Desses locais sai grande parte da cana consumida no mundo, um recurso totalmente renovável, capaz de gerar açúcar e álcool, além de possibilitar a geração de energia elétrica por meio da queima do bagaço.

Se hoje o Brasil é considerado uma potência do agronegócio mundial, a cultura da cana-de-açúcar tem papel fundamental, afinal, o açúcar foi a primeira grande riqueza agrícola do país e ainda hoje, juntamente com o etanol, figura como um dos principais produtos da cultura da cana-de-açúcar.

Uma das maiores preocupações de todos os setores da economia mundial está relacionada à sustentabilidade e, nesse ponto, o etanol não deixa a desejar. Indicadores da Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar) apontam que desde o lançamento da tecnologia flex, foi possível evitar a emissão de 570 milhões de toneladas de CO2eq na atmosfera. Esses dados são referentes ao período de março de 2003 até outubro de 2021.

Para se ter uma ideia do impacto no meio ambiente, basta saber que para atingir o mesmo resultado seria necessário plantar nada menos que quatro bilhões de árvores. E, tanto o cultivo como a colheita, são muito importantes para esse cenário de ótimos resultados. São detalhes que, às vezes, passam despercebidos para o olhar da pessoa comum.

Veja o caso da colheita mecanizada de cana de açúcar. O processo se refere ao uso exclusivo de máquinas colhedoras automáticas, realizando todas as etapas para retirada da cana de forma mecânica. Diferente do método manual, a cana é colhida crua e, portanto, não há necessidade de queimadas, reduzindo impactos ambientais.

pneu superflot goodyear

Diante de tudo isso, é fundamental que o produtor rural disponha de equipamentos de qualidade. Atenta às necessidades do agronegócio, a Titan Pneus investe em tecnologia para que tudo saia dentro do esperado.

Oferece, por exemplo, uma linha completa de produtos voltados à máxima performance em transbordos de cana e plantadeiras. É o caso do modelo Superflot, pneu de alta flutuação, com construção diagonal e tradição da marca Goodyear Farm Tires.

Entre suas principais aplicações estão o uso em equipamentos para plantio direto e implementos agrícolas (plantadeiras, adubadeiras e semeadeiras). Possui maior resistência ao rolamento com tração moderada e grande poder de autolimpeza, maior mobilidade, melhor dirigibilidade e estabilidade lateral do implemento.

pneu rsf xtra goodyear

Além disso, a Titan Pneus conta com outro modelo em sua linha: trata-se da linha RSF Extra, de tecnologia radial. Pode ser aplicada nos mesmos equipamentos. O produto dispõe, entre outros detalhes, de banda de rodagem mais larga, com maior área de contato do pneu com o solo, proporcionando menor compactação do solo, e uma carcaça robusta com maior número de lonas reais. Isso representa um pneu com elevada resistência.

Visited 1.055 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *