Como escolher a melhor cultura de inverno?

Fazer uma cultura de inverno traz diversos benefícios. Saiba como escolher o melhor cultivo para esta época

Já tem algum tempo que a escolha pela produção durante a entressafra, fazendo a chamada colheita de inverno, tem oferecido resultados bastante satisfatórios para produtores rurais. Além do aumento nas oportunidades econômicas, esse tipo de cultivo é importante até mesmo para manter a colheita principal, já que mantém a terra livre de problemas que podem ocorrer quando está sem uso. Confira abaixo as principais informações para escolher e manter uma cultura de inverno. 

Culturas de inverno valem a pena? 

As culturas de inverno não trazem apenas novas opções econômicas. Deixar as terras sem produção durante a entressafra, fazendo o famoso pousio, pode ser prejudicial até mesmo para o cultivo principal. Uma pesquisa realizada pela Embrapa Agropecuária Oeste (MS) para analisar os efeitos do pousio (que é aquele período sem plantio) sobre áreas agrícolas mostrou que as terras sem lavouras sofreram um aumento de plantas daninhas. Essas áreas também ficam mais vulneráveis a pragas de difícil controle e apresentam redução da produtividade na safra seguinte em decorrência da perda de nutrientes no solo. 

Independentemente dos objetivos, a cultura de inverno é uma opção muito positiva.  

Como escolher a melhor cultura de inverno? 

O que plantar durante o inverno? Alguns fatores desempenham um papel fundamental nesta escolha. Entre eles estão: 

  • Os objetivos que melhor se encaixam no planejamento para a propriedade: a cultura de inverno pode ser uma ótima adição em termos financeiros, portanto, nesse caso, é preciso avaliar quais são as oportunidades da região, a demanda por determinados bens. Se a ideia foi atender às demandas da própria propriedade, como o consumo dos animais, outras culturas podem ser avaliadas.  
  • Culturas adequadas para o clima e para a região: algumas regiões do país podem apresentar geada e outras condições climáticas adversas nessa época do ano, portanto é preciso escolher culturas resistentes e propícias a este tipo de intempérie. No sul do país, por exemplo, trigo, aveia, canola, milho e feijão estão entre algumas das opções; no sudeste, feijão, girassol e algumas variedades de trigo; e no centro-oeste, aveia, feijão e girassol, entre outras. 

Preparação do solo e outros cuidados 

O sucesso do cultivo de inverno passa necessariamente pela preparação adequada do solo. Nessa época, ele tende a ficar ressecado, portanto é preciso utilizar meios para superar esse desafio, como o uso de fertilizantes minerais, por exemplo. Além disso, é preciso considerar a possibilidade de proteger o plantio. No caso de hortaliças, uma opção é fazer uso de estufas, que protegem de geadas, e, em climas mais frios, utilizar algum tipo de aquecimento para proteger as plantas. 

A proteção do solo também é importante, como o uso da palhada da safra anterior como uma forma de cobertura. 

Seja para culturas de inverno ou em outras épocas do ano, a Rech tem todas as peças para suas máquinas agrícolas. Navegue em nosso site e encontre tudo o que precisa para o plantio! 

Visited 257 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *