Silo bag: conheça as vantagens para o agronegócio

Também conhecido como silo-bolsa, esse tipo de armazenagem está em crescimento entre os produtores brasileiros 

Já ouviu falar em silo bag, ou silo-bolsa? Essa é uma técnica de armazenagem que vem crescendo e pode ser muito eficiente para quem trabalha com a produção de grãos. Saiba tudo sobre o silo bag! 

O que é silo bag? 

O silo bag, ou em português silo-bolsa, é o nome dado para as bolsas de armazenagem de formato flexível e na horizontal, em pacotes que são produzidos por máquinas na hora. 

Como funciona? 

O silo bag, em si, é um grande saco de plástico reciclável de dimensões variadas. 

Para fazer a silagem, é utilizada uma máquina embutidora e uma extratora.  

A embutidora é conectada a um trator, e o silo-bolsa é acoplado diretamente na estrutura da embutidora. 

Então, é utilizada uma extratora de grãos para elevar e alimentar a embutidora no funil, que vai alimentando a bolsa até preenchê-la. 

Vantagens do silo bag 

As razões para se utilizar esse tipo de silagem são muitas, e a prova disso é que diversos países já usam esta modalidade como principal – no Brasil, ainda estamos começando a adotar o silo-bolsa. 

Confira as principais vantagens! 

Armazenagem variável 

Os silos-bolsa são uma ótima opção para quem precisa de uma capacidade de armazenagem definida de acordo com o nível de produção. 

Isso porque o silo bag tem diversas medidas, que vão de 1,8 a 3,6 metros de diâmetro, além de variações de 30 a 90 metros de comprimento, o que permite um armazenamento variável. 

Separação por lotes 

A tecnologia da máquina embutidora é propícia para dividir e ensacar parte a parte os lotes de grãos. 

Isso pode ser uma ótima vantagem para não misturar grãos de tipos e qualidades diferentes. 

Longa durabilidade 

As bolsas costumam ter vida útil de 2 anos, o que é considerado uma longa duração para esse mercado. 

É importante destacar, no entanto, que a bolsa não pode ser reutilizada. 

Sustentabilidade 

Falando sobre o reuso, embora não seja possível utilizar novamente o silo-bolsa, ele é produzido com um polietileno verde. Isso quer dizer que ele tem alta qualidade, baixo custo e pode ser 100% reciclado após o descarte. 

Menor perda 

Graças à sua tecnologia que garante a ausência de oxigênio no interior da bolsa, a armazenagem com silo bag proporciona um menor desperdício de produto em comparação a outros métodos. Assim, a produção fica menos vulnerável à proliferação de pragas e fungos. 

Há desvantagens no uso do silo-bolsa? 

O silo bag tem, também, desvantagens, como por exemplo o fato de que o investimento inicial é alto. Para solucionar esse problema, no entanto, é possível encomendar o serviço de forma terceirizada ou usar a máquina em conjunto com outros produtores. 

Outro fator de atenção é que o silo bag necessita que o grão armazenado esteja com um nível de umidade baixo, de modo a evitar que o produto fermente e perca seu valor na armazenagem. 

Como existem outras técnicas de silagem, cada produtor deve escolher a opção mais adequada para o seu trabalho, podendo inclusive utilizar mais de uma técnica. 

E aí, já conhecia tudo sobre a armazenagem com silo bag? Aproveite e conheça o site da Rech. Temos as melhores peças de reposição e implementos para o setor agrícola. 

Visited 698 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *