O que é terraplanagem e quais suas etapas?

Esse momento da obra é importantíssimo para prevenir acidentes, mas vai além de uma simples nivelação do terreno 

Importantíssimo para a construção de prédios, fábricas, barragens e estradas, o processo de terraplanagem gera algumas dúvidas. Saiba tudo sobre essa parte da obra e quais máquinas estão envolvidas! 

O que é terraplanagem?  

A terraplanagem (ou terraplenagem) é uma técnica de remoção de material de um ambiente, com o objetivo de torná-lo nivelado, ou seja, plano. 

Como o nome já indica, o procedimento remove principalmente a terra, mas também outros componentes do terreno, como rochas. 

Etapas da terraplanagem 

Tornar a terra plana não envolve apenas um processo, mas vários – que fazem uso das diversas máquinas pesadas envolvidas na construção civil. Confira as principais fases: 

Escavação 

A retroescavadeira é a responsável por escavar a terra, removendo o excesso e rebaixando a topografia padrão do terreno. 

Aterramento 

É o processo de colocação de terra, executado pela pá carregadeira. Pode parecer o oposto da escavação, mas é na verdade um complemento, já que alguns terrenos podem precisar de terra em determinados locais para que tudo fique alinhado. 

Troca de solo 

Em alguns casos, pode ser necessário substituir o solo original da região. Nesse caso, também deve ser feita a escavação e, posteriormente, o aterramento. 

Compactação de solo 

Depois que a terra é nivelada (seja retirando material, colocando ou ambos), é importante reduzir o volume vazio entre as partículas de terra, fazendo com que o terreno fique estável e impermeável. O rolo compactador, é claro, é o responsável por essa etapa. 

Drenagem 

Há outra etapa associada à penetração de água no solo: a drenagem. Esse procedimento serve para remover a umidade da terra, normalmente feito por meio de canais de escoamento. 

Esse processo, que usa a escavadeira ou a retroescavadeira, também previne o aparecimento da erosão causada pelas chuvas fortes. 

Planificação 

O ajuste final de planificação da terra é executado pela motoniveladora, uma das máquinas mais importantes para o serviço de terraplanagem.  

Essa etapa serve para espalhar a terra, nivelando todo o terreno.

Depois de tudo isso, o solo estará devidamente preparado para receber as próximas etapas da construção. 

Para mais conteúdos sobre o mundo da construção, acesse o blog da Rech. 

Visited 641 times, 2 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *