Descubra como fazer a manutenção correta dos pneus agrícolas

Os pneus agrícolas são muito importantes para o funcionamento e desenvolvimento das lavouras. Eles são responsáveis por todo o movimento das máquinas utilizadas para cultura. Por isso, é importante que estes equipamentos tenham um cuidado redobrado e manutenções regulares. 

Hoje separamos algumas dicas de como fazer a manutenção correta dos pneus agrícolas. Continue a leitura e confira.  

Faça a calibragem correta 

A calibragem dos pneus deve ser feita conforme o manual de instruções e as recomendações do fabricante. Seguir o manual é importante para que os veículos agrícolas tenham menos pressão sobre o solo.  

Existem situações de baixa pressão em que a má calibragem do pneu faz com que ele fique deformado, perca a capacidade de tração e deixe marcas no solo. Já quando ocorre a alta pressão, é comum que o pneu fique em um formato oval, se desgaste com mais rapidez e diminua drasticamente a força da tração. 

Lembre-se: siga o manual de instruções do fabricante. 

Monitore a pressão dos pneus 

Mesmo seguindo as recomendações do fabricante a respeito da calibragem dos pneus agrícolas, é necessário que haja um acompanhamento na pressão deles. O indicado é que isso aconteça semanalmente antes de iniciar o trabalho no campo. Além disso, utilizar um medidor de pressão ajuda a facilitar esse tipo de operação.  

Atente-se a troca dos pneus 

A troca dos pneus agrícolas pode parecer complicada por conta do investimento, porém, se a vida útil do pneu estiver esgotada, ele deve ser trocado. Como você sabe, o funcionamento das máquinas com pneus desgastados não é o mesmo, podendo colocar a vida dos operadores em risco.  

Verificar a profundidade dos desenhos do pneu, se estão sulcos, frisos ou em barras, é uma das principais maneiras de saber a hora de fazer a troca. E não se esqueça, se o desgaste é superior a 75% do tamanho inicial, a troca é indispensável.  

Escolher o pneu agrícola correto para a sua máquina é o primeiro passo para garantir um alto desempenho na produção. Além disso, as manutenções também precisam ser feitas regularmente. Aqui na Rech você encontra uma linha completa de pneus para seu maquinário agrícola. Acesse rech.com e confira! 

Visited 281 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *