Rolamentos: conheça suas funções e suas aplicações

Os rolamentos são elementos que permitem o movimento rotativo entre um ou mais componentes. Eles também reduzem atrito de deslizamento em superfícies como eixos, polias e mancais. Continue a leitura e descubra suas principais funções e aplicações.  

Para que servem 

Como já falamos anteriormente, os rolamentos servem para reduzir atritos entre as partes móveis de uma máquina. Eles transmitem a ação de rotação em superfícies como eixos, polias e mancais.  

Os rolamentos são constituídos por um anel interno, um anel externo, algumas esferas ou rolos e uma gaiola. Eles também reduzem o esforço ou força de movimento, suportando cargas axiais ou radiais.  

Aplicações 

Rolamento de esferas: 

Os rolamentos de esfera são os mais utilizados e mais comuns de serem encontrados porque suportam cargas axiais e radiais. Eles são aplicados em embreagens e na indústria automotiva por terem grande velocidade de rotação. 

Rolamentos de Roletes: 

Já os rolamentos de roletes são constituídos por rolos finos, diferente das peças comuns. Seu diâmetro é bem menor e são recomendadas para aplicações em que se deve diminuir a altura do rolamento. Além disso, eles aguentam uma carga grande, sendo utilizados em motores.  

Rolamentos autocompensadores:  

Por fim, os rolamentos autocompensadores ajustam e absorvem forças radiais e axiais. Eles são aplicados em máquinas que não possuem tolerância nos guias axiais, que são o caso dos conversores, engrenagens, entre outras.  

Cuidados 

Os rolamentos são peças muito importantes para que as máquinas tenham alto desempenho e grande produtividade. Por isso, você deve ficar atento a alguns cuidados na hora de utilizar em seus equipamentos. Sendo eles:  

– Troque os componentes de rolamento com frequência; 

– Lubrifique o rolamento para evitar grandes danos e desgastes; 

– Toque nos rolamentos sempre utilizando luvas, para não danificar a peça; 

– Armazene os rolamentos em lugares com temperatura ambiente.  

Depois de descobrir a aplicação dos rolamentos, elementos que permitem o movimento das máquinas, já sabe o que fazer, né? Passe em uma de nossas lojas ou acesse rech.com para confira as melhores peças para sua máquina agrícola e pesada.  

(Fonte da imagem de capa: Adobe Stock)   

Visited 803 times, 3 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *