Agricultura: conheça as vantagens da rotação de culturas 

A rotação de culturas é muito utilizada para conservar o solo e evitar a proliferação de pragas e doenças na plantação. Para isso, é necessário que os cultivos sejam alternados em uma área específica da lavoura de maneira correta e planejada. Dessa forma é possível melhorar todas as características do solo, sejam elas físicas, químicas ou biológicas, e evitar o aparecimento de pragas e plantas daninhas. 

Mas você sabe quais são as vantagens dessa atividade? Continue a leitura e confira.  

Como funciona a rotação de cultura?

A rotação de culturas é a atividade de alternar as espécies de plantas cultivadas a cada safra, por exemplo, alternando as culturas semeadas em uma safra de inverno com a safra do ano seguinte. Essa prática é utilizada para desenvolver as lavouras, ajudando o solo a “descansar” e fertilizar. Sendo assim, com a rotação de culturas, é semeada uma espécie de planta a cada ano, incentivando a qualidade biológica do solo e diminuindo a possibilidade de pragas.  

Quais as vantagens da rotação de culturas?

Com a rotação de cultura bem estruturada e planejada, é possível ter melhora na aeração do solo, diminuir a quantidade de adubação, aumentar a produção de biomassa e está mesmo evitar problemas de compactação do solo.  

Além disso, ao escolher espécies com características diferentes, os ciclos do solo são quebrados, ajudando no controle de pragas e doenças no campo. Isso ocorre porque as plantas são vulneráveis a diferentes tipos de pragas, então elas não são atacadas pela plantação anterior.  

Dessa forma, os resultados são apenas positivos: durante o processo de troca de culturas, a lavoura recebe diferentes nutrientes e o solo consegue se recuperar de forma saudável, além de conseguir reduzir ataques de pragas e infestação de plantas daninhas.  

Agora você já sabe! Aqui na Rech você encontra as melhores peças para sua máquina agrícola, compatíveis com as principais marcas no mercado. Não deixe para depois, entre em contato conosco clicando no banner abaixo e faça a revisão do seu equipamento.

Visited 219 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO