Sendo uma das etapas mais importantes da produção de algodão, a colheita possui dois sistemas diferentes. Enquanto o Stripper é um modelo mais econômico e apresenta menores perdas quantitativas, o Picker apresenta valores um pouco mais elevados, exigindo um maior número de produção.
Pensando nisso, hoje explicaremos as principais diferenças entre esses dois sistemas muito importantes para a colheita de algodão. Continue a leitura e confira.
Sistema Stripper
O sistema Stripper é um método de colheita mais econômico, ele envolve a remoção das fibras de algodão das cápsulas com a ajuda de barras rotativas equipadas com dedos de metal. Essas barras desprendem as fibras das cápsulas enquanto um ventilador interno separa o algodão das partes indesejadas da planta. Esse sistema é conhecido por ser eficiente em áreas onde as plantas estão densamente agrupadas, proporcionando uma colheita rápida e eficaz.
Principais vantagens:
– Alta velocidade para colher, o que resulta em maior produtividade
– Adequado para condições de plantio mais densas e compactas
– Menor necessidade de mão de obra em comparação com outros métodos de colheita
Sistema Picker
Já o sistema Picker extrai o algodão de forma mais seletiva, pois ele puxa a fibra sem puxar as casas, pois seus pinos giram em alta velocidade. Esse método é conhecido por preservar a qualidade das fibras e reduzir os danos durante o processo de colheita.
Principais vantagens:
– Qualidade nas fibras de algodão devido ao processo de colher mais delicado
– Melhor separação de impurezas, resultando em um produto final de qualidade superior
– Menor perda de fibras de algodão durante a colheita
Entender a diferença em os sistemas da colheita de algodão é muito importante, mas o bom funcionamento da máquina é essencial para a produção tenha alto desempenho. Aqui na Rech você encontra uma linha completa de peças de reposição para máquinas agrícolas, incluindo a colhedora de algodão. Acesse rech.com ou clique no banner abaixo para falar conosco.
(Fonte da imagem de capa: Adobe Stock)