Colheitadeira de grãos: conheça os pontos de atenção da manutenção 

O alto uso da colheitadeira de grãos leva a máquina à depreciação. Por isso, a manutenção do equipamento deve ocorrer diariamente, sendo conferidos itens básicos, mas de extrema importância. O óleo do motor, os filtros, a água, o estado da peneira e a limpeza das facas de corte devem ser prioridades. Isso porque, para este tipo de equipamento, é indicado que os custos de revisão não ultrapassem 25% do valor total da colheitadeira após o quarto ano de uso.  

A manutenção da colheitadeira de grãos deve ser feita, geralmente, no fim da colheita, antes de ser guardada por um longo período de tempo. É neste momento em que devem ser feitos reajustes importantes. Pensando nisso, hoje separamos os principais pontos de atenção para a manutenção, sendo eles externos e internos. Continue a leitura e confira. 

Pontos de atenção externos

Por ser uma máquina composta por várias partes móveis, como os eixos das esteiras e os elevadores, a colheitadeira de grãos deve receber atenção especial nesses componentes. Sendo assim, é importante fazer a lubrificação desses itens, impedindo que seu desgaste aconteça mais rápido. 

Além disso, na revisão externa, é recomendado fazer a limpeza da máquina e verificar as avarias nos dentes e peneiras. Essa inspeção deve ser feita com atenção, pois ainda é possível encontrar pontos do equipamento que precisam de manutenção. 

Pontos de atenção internos

Já na parte interna da colheitadeira de grãos, é importante ter um foco maior no motor e no sistema hidráulico. É indicado ter o manual do fabricante e seguir todas as recomendações de uso, visto que cada máquina funciona de um jeito, variando de fábrica para fábrica.  

Por ser um dos pontos mais sensíveis do equipamento, o motor deve receber um cuidado especial, visto que ele também está exposto ao contato de folhas e palhas, podendo causar oxidação de componentes. Além disso, também é recomendado fazer a reaplicação de fluidos, como lubrificantes, já que, por lidarem com um trabalho pesado, os mecanismos são bastante exigidos. 

Conte sempre com a Rech! Aqui você encontra as melhores peças de reposição com a qualidade e a durabilidade que sua colheitadeira de grãos. Clique no banner embaixo ou acesse rech.com para conhecer nossa linha completa de peças.   

Visited 213 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO