Trator agrícola: descubra como identificar os principais problemas do motor

Muito utilizado na produção do campo, o trator agrícola precisa de manutenções frequentes para que o cultivo tenha sempre alto desempenho e qualidade. Além de evitar problemas no futuro, cuidar da vida útil do seu trator pode trazer grandes benefícios e evitar gastos adicionais.  

Um dos componentes de um trator que merece atenção especial é o motor. Este componente precisa funcionar adequadamente para que o restante do equipamento possa manter um alto nível de desempenho durante o evento. Apesar da tecnologia, o uso contínuo do trator agrícola pode causar problemas no motor. 

Hoje separamos algumas dicas de como identificar os principais problemas do motor do trator. Continue a leitura e confira.  

Principais problemas a serem encontrados 

O desgaste de componentes é um dos problemas mais comuns em motores de tratores agrícolas justamente porque é inevitável. Eventualmente, a vida útil da peça chegará ao fim, porém, certas atitudes poderão fazer com que ela se desgaste mais rapidamente ou demore mais para afetar a peça.  

Além do desgaste causado pelo contato entre as peças, há outro fator a ser considerado em um motor: o calor. É também uma questão de lubrificação. O motor precisa ser resfriado, mas nenhum ventilador pode parar o calor friccional do motor. Quando está seco, usar o motor é receita para fundir ele. O que acontece é que a fricção gera tanto calor que o metal derrete e fica inutilizável.  

O superaquecimento não é um problema apenas quando o motor falha. Mesmo que o óleo impeça a máquina de atingir a temperatura de fusão do metal, sem o resfriamento adequado o motor funcionará quente.  

A correia solta também é um problema comum e precisa de uma verificação rápida, pois pode causar sérios problemas ao trator. Dentes quebrados e rodas dentadas danificadas são alguns desses problemas, mas todo o motor também pode ser afetado por uma correia quebrada e solta. 

Como identificar falhas prematuras  

Ao usar seu trator agrícola, você precisa ficar atento em alguns pontos para evitar falhas prematuras nos componentes dele. É importante ter atenção nos sinais de alerta de cada peça do motor a diesel caso elas estejam comprometidas.   

A falhas mais comuns e possíveis de identificar mais cedo são: problema na partida do trator, combustível contaminado, problemas na compressão de ar, lubrificação inadequada do motor, falta de potência e problemas de combustão.   

Diferente dos outros tipos de motores, o motor a diesel trabalha com uma alta taxa de compressão para gerar calor e combustão para mover o trator agrícola. Para que ele funcione, é necessário atingir temperaturas específicas. Sendo assim, algumas falhas podem ocorrer nessa etapa.   

Ter um trator agrícola com a manutenção em dia e preparado para o uso no dia a dia é essencial para que suas atividades no campo tenham o resultado esperado. A revisão, executada de forma correta e no tempo adequado, evita desperdícios e perdas na lavoura, além de diminuir custos extras e aumentar o rendimento do seu equipamento.   

Lembre-se: fazer manutenções regulares no seu trator, principalmente no motor dele, faz toda a diferença para sua produção. E com a Rech você garante as melhores peças de reposição para a sua máquina agrícola ou pesada com entrega para todo o Brasil. Conheça mais em rech.com   

(Fonte da imagem de capa: Adobe Stock) 

Visited 339 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO