Qual a importância do uso do grafite nas plantadeiras?

Este material é perfeito para auxiliar no escoamento das sementes

O grafite é conhecido por nós desde a infância: é a matéria-prima para os lápis pretos e lapiseiras. Além disso, aprendemos que o grafite também é usado em lubrificantes na indústria. Um dos usos mais diferenciados do grafite, no entanto, é nas plantações agrícolas. Confira mais sobre o assunto!

O que é o grafite?

O grafite é um mineral que é encontrado em minas, ocorrendo naturalmente no solo do planeta.

Esse mineral é composto de carbono puro. Algumas características do grafite são a boa condutividade elétrica e de calor, além de resistência às altas temperaturas e também à oxidação.

O grafite não é tóxico, e por isso mesmo é aplicado em tantos lugares – como no lápis e na lapiseira.

Curiosidade: o Brasil está entre os três maiores produtores mundiais de grafite. Minas Gerais é o estado que produz a maior parte do grafite nacional.

O uso do grafite no plantio

Pode parecer inusitado, mas o grafite vem sendo amplamente utilizado nas plantadeiras para facilitar o escoamento de diversos tipos de sementes durante o plantio.

Para que serve o grafite no plantio?

O grafite é usado como um lubrificante para as sementes. É isso mesmo! As sementes em geral são ásperas, e geram atrito entre si dentro de um pacote ou mesmo no compartimento de sementes da plantadeira.

Quando as sementes são plantadas dessa forma, podem acontecer falhas e também plantios duplos (mais de uma semente em um mesmo espaço para plantio).

É aí que entra o grafite: como este mineral tem propriedades lubrificantes, ele cria uma fina camada em torno das sementes, diminuindo o atrito entre elas e facilitando o escoamento na hora de plantar.

Fique tranquilo: como falamos, o grafite não é tóxico e, portanto, o seu uso não contamina nem interfere na germinação e crescimento das safras.

Como usar o grafite nas plantadeiras?

Para aplicar o grafite, antes de tudo confira as instruções do fabricante. 

O grafite normalmente deve ser misturado à semente seca, na dosagem recomendada pelo pacote do produto. Uma boa ideia é misturá-lo com a ajuda de uma betoneira.

É possível também despejar o grafite direto na caixa de sementes da plantadeira, mas sempre mexendo para que a mistura fique homogênea.

Qual é a quantidade correta de grafite por semente?

A Grafsolo, referência neste tipo de aditivo, recomenda as seguintes dosagens de grafite por quilo (kg) de semente:

Sistema de DistribuiçãoRedondas pequenasRedondas grandesChatas
Dedos1 grama por quilo 1 grama por quilo 2 gramas por quilo
Discos4 gramas por quilo2 gramas por quilo4 gramas por quilo
Sucção4 gramas por quilo2 gramas por quilo4 gramas por quilo

Entendeu as vantagens de usar esse material no plantio? Compre o grafite, lubrificantes e peças para as suas máquinas no site da Rech.

Visited 4.569 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *