Dicas para preparar sua plantadeira antes do plantio

Alguns passos devem ser seguidos antes de começar a plantar

Quando chega a época de plantio, é necessário contar com insumos de qualidade e um bom planejamento. Mas tão importante quanto a semente e os adubos, é a máquina que fará o serviço: a plantadeira. 

Confira nossas dicas de como preparar sua plantadeira antes do plantio!

1. Limpeza da plantadeira

Antes de tudo, a plantadeira deve ser limpada corretamente. Não se trata, aqui, de uma limpeza por questão estética.

A higienização é fundamental para evitar contaminações, já que é possível que haja eventuais sobras de fertilizantes ou sementes do último plantio.

A limpeza deve ser feita seguindo o manual do equipamento. 

2. Revisão geral das peças

É comum que a plantadeira fique um tempo sem trabalho. Isso pode fazer com que algumas manutenções necessárias “fiquem para depois”. O depois é agora, a hora do plantio.

Por isso, faça uma revisão geral nas peças que compõem a máquina. 

Qualquer peça quebrada, desgastada ou enferrujada precisa de reposição. A qualidade do plantio depende diretamente do desempenho da máquina, que por sua vez varia de acordo com o bom funcionamento das peças.

3. Discos de corte

Dentre as peças, o disco de corte é uma das mais importantes para o plantio.

Cheque a capacidade do disco da máquina e ajuste a pressão, o espaçamento e o alinhamento de acordo com o tipo de semente que será utilizado.

Para isso, separe algumas das suas sementes e teste-as no disco. O importante é garantir que apenas uma semente fique em cada orifício, e também que estejam niveladas corretamente, de forma que fiquem completamente dentro dos orifícios.

4. Lubrificação das peças da plantadeira

As máquinas contam com diversos pontos de graxa, as graxeiras, que são responsáveis por lubrificar as peças. A má lubrificação afeta diretamente a produtividade.

Se necessário, substitua o óleo lubrificante por um novo (sempre seguindo as recomendações do fabricante da máquina). 

5. Nivelamento, profundidade e calibragem

Para finalizar, é importante fazer ajustes finos, mas muito importantes.

O primeiro deles é o nivelamento entre o chassi e os braços de plantio. Ambos precisam ficar paralelos ao solo no qual você irá plantar.

A regulagem de profundidade de semeadura está relacionada à deposição das sementes no solo. Para essa etapa, confira o estado da pressão das molas do equipamento, substituindo-as se necessário. Manualmente, vá ajustando até que todos os braços de plantio estejam com a profundidade correta.

Por fim, faça a calibragem dos pneus. A informação das libras estará no manual do veículo e também no próprio pneu. Fique atento, pois cada pneu de cada máquina pode precisar de uma calibragem diferente.

Pronto! Agora sua plantadeira está preparada para o plantio. Para garantir as melhores peças para a sua máquina, acesse o site da Rech e confira nossas opções!

Visited 866 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *