Uma das mais importantes máquinas de grande porte, a pá carregadeira tem várias funções e é ideal para serviços pesados em geral
Dentre as máquinas pesadas utilizadas em construções e escavações, uma das mais presentes é a pá carregadeira. No entanto, apesar do nome, carregar material não é sua única função. Confira tudo sobre essa máquina!
O que é a pá carregadeira?
Essa máquina, também chamada apenas de carregadeira, é caracterizada, como o nome já indica, por uma grande pá com alta capacidade volumétrica na extremidade de um trator.
Tipos de carregadeira
Essa máquina é bem simples e não conta com muitos tipos diferentes. A principal diferenciação está na forma de locomoção.
Pá carregadeira sobre rodas
Esse é o tipo com 4 rodas, todas tracionadas, que permitem o movimento em terrenos mais firmes. É comum para carregamentos e movimentação de cargas em geral.
Pá carregadeira sobre esteira
Este tipo se locomove por meio da esteira (material rodante), e é indicada para todo tipo de terreno, pois garante maior aderência. É usada em demolições e escavações.
Para que serve a pá carregadeira?
Graças à sua pá, a máquina é uma opção excelente para carregar terra, areia, minérios, dejetos, entre outros materiais.
Além de carregar, esse maquinário também é utilizado para distribuir material, fazer nivelamento, terraplanagem, pequenas escavações e também abertura de estradas.
Pá carregadeira ou retroescavadeira?
Carregamento, terraplanagem, escavação… essas características lembram outra máquina, a retroescavadeira.
No entanto, essas duas máquinas são bem diferentes.
A retroescavadeira é uma máquina de porte menor, e por isso serve para aplicações um pouco mais leves.
Além disso, visualmente as máquinas já são diferentes, pois a retroescavadeira tem uma pá carregadeira na frente e uma concha atrás.
Essa concha é o que permite que ela faça muito bem o serviço de escavação, e nessa função a retroescavadeira é mais eficiente do que a carregadeira.
Importância da máquina
A pá carregadeira está entre as mais importantes máquinas para a construção civil e os serviços pesados em geral, por sua versatilidade de funções.
Uma das grandes vantagens em usar esse equipamento está na sua alta capacidade de carga – dependendo da pá, pode chegar até 10.500kg.
Assim, é muito eficiente para obras de grande porte, inclusive sendo usada no transporte de minérios.
Escolhendo corretamente o tipo de movimentação (rodas ou material rodante), a eficiência é ainda maior, possibilitando uma entrega de serviço rápida e dentro do prazo.
Por fim, embora seja uma máquina de alto custo (tanto para comprar quanto para alugar), é muito claro que ela tem uma boa relação entre custo e benefício, já que seu uso otimiza e acelera a obra.
Manutenção da pá carregadeira
Como é uma máquina que envolve altos custos, é importantíssimo contar com uma manutenção preventiva para evitar danos à máquina e à produtividade.
Checar os níveis de combustível, óleo do motor e hidráulico, além da validade dos filtros, é fundamental.
A pá carregadeira tem como FPS (ferramenta de perfuração do solo) as pontas, que com o uso podem sofrer desgaste ou até se soltar. Para isso, faça a reposição imediatamente – assim você garante que a máquina siga trabalhando com eficiência.
Por fim, esteja sempre atento à pressão dos pneus e às condições dos freios, já que qualquer alteração nesses componentes pode apresentar riscos para a máquina e para a segurança do operador.
Conte com a Rech para ter as melhores peças de reposição para a sua carregadeira. Acesse o nosso site e confira nossos produtos!