A sucessão familiar e o futuro do agronegócio

Os produtores estão cada vez mais investindo na sucessão familiar, passando a gestão de suas propriedades rurais de geração para geração. Quando um negócio é familiar, os líderes devem desempenhar alguns papéis importantes como o de gestão e o de membro da família, tendo que interagir entre esses dois mundos.  

Hoje vamos falar um pouco sobre a sucessão familiar e o futuro do agronegócio para essa gestão. Continue a leitura. 

O que é sucessão familiar e qual o principal desafio? 

A sucessão familiar acontece quando um patriarca passa a gestão da sua empresa para um ou mais herdeiros. Por exemplo, isso é algo que acontece com frequência aqui no Brasil, visto que grande parte das fazendas começaram como negócios familiares.  

Mesmo sendo em meio à família, essas empresas agrícolas passam por grandes desafios, e o principal deles é o despreparo e a capacitação dos futuros gestores. Por ser um segmento complexo, os gestores de uma lavoura necessitam de um preparo específico para conseguir assumir a empresa e tomar decisões importantes ao longo de sua jornada.   

O futuro do agronegócio 

Segundo o IBGE, 90% das empresas do Brasil são familiares. Porém, 70% delas não sobrevivem à geração do criador. E para aquelas que conseguem se manter, apenas 5% chegam à terceira geração da família.  

Neste processo de sucessão familiar, é importante que todo o processo seja realizado de forma correta, fazendo com que tanto a empresa como os herdeiros saiam beneficiados, ajustando os  bens familiares, a eficiência financeira e o crescimento do agronegócio – tanto para a família quanto para o nosso país. 

De acordo com um artigo escrito pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Agricultura, Alimentação e Desenvolvimento da UFRGS, a agricultura familiar emprega mais de 10 milhões de pessoas em todo o Brasil. Por isso é tão importante continuar o legado deixado pelos nossos antepassados, pois juntos podemos contribuir para que o segmento evolua cada vez mais.  

 
Mantenha sua lavoura sempre com alto desempenho. A Rech conta com uma linha completa de peças de reposição para máquinas agrícolas. Acesse rech.com, conheça nosso portfólio. 

Visited 543 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *