Agricultura Digital: checklist de como se preparar para safra

O uso da tecnologia na agricultura pode ajudar a otimizar a rotina com uma gestão de planejamento mais eficiente, seja nos processos administrativos ou operacionais. A agricultura digital entra no meio desse processo, ajudando o produtor rural a entender de forma detalhada os diferentes momentos da safra.  

Através de algumas plataformas digitais, o agricultor pode ter acesso a diversos dados estatísticos quem podem fundamentar o planejamento para que ele seja cada vez mais assertivo. Continue a leitura e descubra como se preparar para a safra. 

Faça o planejamento com base em dados 

Um planejamento feito com base em dados reais e confiáveis, com base na realidade do campo, ajuda o produtor rural a ter estratégias mais assertivas. Para que isso aconteça, existem aplicativos e ferramentas que disponibilizam relatórios, mapas e informações sobre solo, agricultura, plantações, desempenho de máquinas e sementes. 

Utilizar esse tipo de informações permite que o agricultor tenha uma ampla visão de todos os fatores e possa pensar com assertividade no desenvolvimento e produtividade de sua lavoura. 

Defina seus os objetivos com clareza 

Para que seu planejamento dê certo, é importante saber aonde você quer chegar. Pensando nisso, defina seus objetivos com clareza e assertividade. Todas as suas ações e estratégias serão feitas com base neles, a fim de fazer com que a sua safra tenha ótimos números e sua produção seja um sucesso. 

Faça um planejamento financeiro 

Para conseguir atingir os objetivos estabelecidos para sua safra, o planejamento financeiro não pode ficar de fora. Essa etapa é responsável por identificar todos os impactos econômicos das atividades. Algumas ferramentas de indicadores agrícolas e desempenho financeiro podem ser uma grande ajuda no desenvolvimento de planos e ações. 

As vantagens do uso dessas ferramentas é a checagem de retorno desejado da safra, acompanhamento do desempenho planejado e auxílio aos gestores.  

Além disso, também deve ser estabelecido um orçamento estruturado para a safra, tendo uma estimativa de gastos mensais com produção e possíveis imprevistos.  

Para ter uma safra de sucesso, seus equipamentos precisam estar com a manutenção em dia, evitando imprevistos e dores de cabeça. Por isso, aqui na Rech você encontra peças de reposição compatíveis com as principais máquinas agrícolas do mercado. Acesse rech.com ou clique no banner abaixo para conferir.  

Visited 120 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *