Agricultura sustentável: saiba tudo sobre essa prática

O conceito de agricultura sustentável é muito mais abrangente do que você imagina. Saiba mais! 

Você com certeza já ouviu falar sobre esse método de agricultura que respeita o meio ambiente, não é mesmo? Mas a técnica agroecológica vai muito além dos cuidados com a saúde do planeta. 

Confira o conteúdo especial que a Rech preparou abaixo e descubra tudo sobre esse assunto tão importante! 

Afinal, o que é agricultura sustentável? 

Esse tipo de agricultura precisa respeitar o meio ambiente, ser economicamente viável e socialmente justo. Ou seja, é uma prática verdadeiramente sustentável, que garante o lucro sem prejudicar os trabalhadores do campo ou o meio ambiente.  

Além disso, a agricultura sustentável deve garantir às próximas gerações a capacidade de suprir as necessidades de produção e, principalmente, a qualidade de vida. 

Objetivos do agro sustentável 

Atender às necessidades do presente sem comprometer as gerações futuras é fundamental na agricultura sustentável.  Além disso, os profissionais do campo precisam prezar pelos seguintes objetivos: 

  • Saúde do meio ambiente; 
  • Rentabilidade econômica; 
  • Igualdade social e econômica. 

Portanto, todos os trabalhadores envolvidos com o agro, sejam eles produtores, distribuidores, varejistas, consumidores e outros, precisam fazer sua parte. Afinal, para garantir um sistema agrícola sustentável, todos precisam atuar em conjunto. 

Conheça algumas práticas sustentáveis na agricultura 

1. Adubação verde 

Essa prática é uma maneira muito eficiente e barata para repor a matéria orgânica do solo. A adubação verde consiste na inclusão de vegetação forrageira, restos de ervas daninhas e na inclusão de algumas plantas específicas. 

2. Manejo do pasto 

A adoção de um sistema de pastoreio rotativo pode garantir boa proteção ao solo contra a erosão.  

A integração lavoura-pecuária contribui tanto para o gado quanto para o cultivo, quando executada da maneira correta. 

3. Fim das queimadas 

As queimadas são frequentemente utilizadas para a limpeza de novas áreas de plantio. No entanto, essa prática deve acabar, já que causa inúmeros prejuízos para o solo e para o meio ambiente. 

4. Revezamento de culturas 

Alternar as culturas em uma área agrícola faz muito bem ao solo. Afinal, a diversidade biológica ajuda a melhorar a fertilidade do solo e sua drenagem. 

Além disso, com a diversificação do plantio, é possível evitar e combater doenças e pragas com mais facilidade. 

5. Descarte consciente das embalagens 

Depois de utilizar defensivos agrícolas, é fundamental realizar o descarte correto de suas embalagens. Para isso, é preciso lavá-las corretamente (tríplice lavagem ou lavagem de alta pressão), inutilizar e entregá-las a um local indicado pelo revendedor. Assim, as embalagens podem ser recolhidas e recicladas quando possível. 

6. Integração lavoura-pecuária-floresta 

Essa prática combina o cultivo de grãos, árvores e plantas forrageiras com a criação de animais, em uma mesma área. A técnica pode ser implementada de maneira sequencial ou simultânea.  

Dentre as principais vantagens dessa integração estão: 

  • Recuperação de áreas de pastagem degradadas; 
  • Melhor absorção da água da chuva no solo; 
  • Maior capacidade de retenção de água no solo; 
  • Melhoria do bem-estar animal; 
  • Diminuição dos riscos climáticos e de mercado; 
  • Aumento dos lucros do produtor; 
  • Redução da emissão de gases de efeito estufa e do sequestro de carbono. 

A agricultura sustentável veio para ficar 

Esse método não é apenas uma moda passageira ou uma tentativa desesperada para frear o aquecimento global. A agricultura sustentável é uma necessidade, uma maneira viável do ponto de vista social, econômico e ecológico. Afinal, o futuro do agro só será possível com a adoção de práticas sustentáveis. 

Agora que você já sabe mais sobre a agricultura verde, aproveite para buscar a melhor opção para o seu agronegócio. Assim, você aumenta seus lucros e favorece o bem-estar do planeta. Aproveite também para acessar o site da Rech e encontre as peças de reposição que precisa para manter a colheita em dia!

Visited 1.132 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *