Existem diversos métodos de montagem, e somente executando-os corretamente é possível garantir o bom funcionamento das máquinas
Pequenas peças fazem grandes papéis. É o caso dos rolamentos, que estão presentes aos montes nas máquinas agrícolas e pesadas. Para funcionar de maneira adequada, no entanto, é importantíssimo montar corretamente os rolamentos. Confira!
Rolamentos: para que servem?
Antes de falar sobre a montagem, vamos entender a função dos rolamentos.
Essa pequena peça serve para reduzir o atrito nas partes móveis de uma máquina. Isso permite com que o movimento seja mais suave, diminuindo o esforço.
Quais são as partes do rolamento?
O rolamento, apesar de pequeno, conta com várias peças internas. A estrutura do rolamento pode ser resumida pelas seguintes partes:
- Anel externo;
- Elementos rolantes;
- Anel interno;
- Gaiola;
- Vedações.
Cuidados com a montagem de rolamentos
Os rolamentos podem ser de diversos tamanhos e tipos, podendo ser vedados ou blindados.
A montagem correta vai depender dessas características, bem como de alguns cuidados, como:
- Manter as peças organizadas e limpas;
- Ter o desenho do equipamento em mãos;
- Contar com as ferramentas adequadas.
Como montar rolamentos?
Existem três principais métodos de montagem de rolamentos. Confira como fazer cada um deles.
Montagem de rolamentos a frio
Esse é o método adequado para rolamentos pequenos e médios.
Sempre comece montando o anel interferente, preferencialmente com um dispositivo que apoie o anel em toda sua circunferência.
Montagem de rolamentos a quente
Esse método é usado para encaixar rolamentos em eixos que exigem uma grande força. Antes de tudo, confira sempre a temperatura indicada pelo fabricante.
Para rolamentos vedados e com gaiolas em poliamida, a temperatura não deve passar de 100ºC. Para rolamentos abertos e com gaiolas metálicas, não deve passar de 130°C. Não recomendamos ultrapassar estas temperaturas para não modificar as características do aço do rolamento ou dos seus componentes.
Recomenda-se o aquecimento dos rolamentos por indução. Não esqueça de usar a pasta de montagem, além de luvas térmicas isolantes.
Montagem hidráulica
É a técnica recomendada para grandes rolamentos, exigindo alto esforço.
Para fazer a montagem, aplique uma película de óleo em toda a superfície de contato entre o eixo e o anel interno. Para fornecer a força necessária para o encaixe, use uma porca hidráulica.
Gostou do conteúdo? Acesse o site da Rech para garantir os melhores rolamentos para suas máquinas e ferramentas de montagem.
1 Comentário