Conheça as principais técnicas de operação da motoniveladora 

A motoniveladora é uma das máquinas pesadas mais utilizadas na etapa de nivelamento ou terraplanagem de uma construção, além de ser utilizada para aumentar a produtividade e garantir bons serviços em uma obra. Esse equipamento pode atuar sozinho ou com o auxílio de outras máquinas como o trator de esteira e a pá carregadeira.  

Para a motoniveladora seja utilizada de forma correta e seu trabalho tenha excelência, hoje separamos as principais técnicas de operação para esse equipamento. Continue a leitura e confira.  

Ajuste de inclinação

Para conseguir o corte e laminação corretos, você deve inclinar a lâmina para frente e para trás. Com o ajuste ideal da inclinação, a potência para realizar as atividades é menor, economizando combustível sem forçar o equipamento.  

Faça o controle de velocidade

Para garantir que as operações da motoniveladora sejam seguras e eficientes, faça o controle adequado de velocidade. Para isso, fique atento e mantenha a velocidade constante e controlada, principalmente em terrenos que estiverem acidentados.  

Utilize a lâmina correta

Na hora de escolher de escolher as lâminas do seu equipamento você pensar em dois grandes detalhes: 

  • Por ser espessa, a lâmina de corte tem maior capacidade de cargas, além de ter alta durabilidade. 
  • Por ser mais fina, a lâmina de acabamento é utilizada para fazer o nivelamento das bases. 

Aplique a pressão suficiente

Fique atento a um ponto importante: a pressão excessiva pode gerar desgastes na sua motoniveladora, além de ter grande consumo de combustível. Para que isso não aconteça, é recomendado utilizar a pressão determinada para cada tipo de atividade exercida.  

Faça revisões completas

Antes de utilizar seu equipamento, faça uma revisão completa dele para garantir que todos os componentes estejam funcionando corretamente e em boas condições. Os pneus, freios, sistemas hidráulico e elétrico são itens de extrema importância e que devem ser verificados antes de operar a motoniveladora. Desse jeito, você garante a eficiência da atividade e a segurança do operador.  

Escolhendo as peças certas, sua motoniveladora opera com alto desempenho e realiza as atividades com maior precisão. Aqui na Rech você encontra peças de reposição compatíveis com equipamentos das principais marcas do mercado, como a Caterpillar. Acesse rech.com ou passe na loja mais próxima e confira!   

(Fonte da imagem de capa: cat.com) 

Visited 179 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO