Descubra como fazer o controle de plantas daninhas na cultura do trigo

O controle das plantas daninhas na cultura do trigo envolve diversos tratos como o cultural, o mecânico e o químico, além do preventivo que é muito importante para a plantação. Mesmo com todas as essas etapas, é necessário fazer um acompanhamento da lavoura, pois a praga pode não ser eliminada por completo. Continue a leitura e entenda um pouco mais sobre esse assunto em nosso blog. 

A importância do controle da planta daninha 

A planta daninha é aquela que cresce em lugares que não são desejados. Por conta disso, ela causa mais danos do que benefícios para as plantações e para os produtores ruais. Geralmente esse tipo de planta ocupa o espaço das culturas e compete por água, luz e também pelo solo.  

Dentre suas características mais comuns estão a rápida germinação e crescimento, a produção elevada de sementes, a grande capacidade de absorver nutrientes e água, a fácil propagação, além de serem resistentes às variações climáticas.  

Além disso tudo, o controle das pragas ainda ajuda a otimizar as operações no campo e eleva a produtividade e a qualidade das plantações.  

Como prevenir a plantação? 

O cuidado com as plantas daninhas envolve alguns controles. Confira a seguir: 

Cultural: esta etapa está ligada diretamente aos métodos de plantio da cultura, atuando para que eles não ajudem as ervas daninhas a se disseminarem. Isso envolve a escolha certa de espécies para a região da lavoura, a rotação de culturas, o espaçamento certo das sementes e o plantio na época correta. Fique atento ao adubo orgânico, pois ele pode trazer terra contaminada para a plantação. 

Mecânico: a etapa mecânica envolve o uso de enxadas e cultivadores ou até mesmo a retirada de maneira manual das ervas daninhas. 

Químico: esta etapa é importante pois o uso de herbicidas é eficaz no controle das plantas daninhas, desde que se conheça como é realizada a ação química nelas. A aplicação correta é essencial para que o tratamento seja eficiente. 

Preventivo: fazer uma limpeza rigorosa nos equipamentos evita que eles sejam vetores de sementes na plantação do trigo. Faça a limpeza das máquinas com frequência.  

Aqui na Rech você encontra as melhores peças para sua máquina agrícola, compatíveis com as principais marcas no mercado. Não deixe para depois, entre em contato conosco clicando no banner abaixo e faça a revisão do seu equipamento. 

Visited 145 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *