Descubra a importância da pá carregadeira

Uma das mais importantes máquinas de grande porte, a pá carregadeira tem várias funções e é ideal para serviços pesados em geral 

Dentre as máquinas pesadas utilizadas em construções e escavações, uma das mais presentes é a pá carregadeira. No entanto, apesar do nome, carregar material não é sua única função. Confira tudo sobre essa máquina! 

O que é a pá carregadeira? 

Essa máquina, também chamada apenas de carregadeira, é caracterizada, como o nome já indica, por uma grande pá com alta capacidade volumétrica na extremidade de um trator. 

Tipos de carregadeira 

Essa máquina é bem simples e não conta com muitos tipos diferentes. A principal diferenciação está na forma de locomoção. 

Pá carregadeira sobre rodas 

Esse é o tipo com 4 rodas, todas tracionadas, que permitem o movimento em terrenos mais firmes. É comum para carregamentos e movimentação de cargas em geral. 

Pá carregadeira sobre esteira 

Este tipo se locomove por meio da esteira (material rodante), e é indicada para todo tipo de terreno, pois garante maior aderência. É usada em demolições e escavações. 

Para que serve a pá carregadeira? 

Graças à sua pá, a máquina é uma opção excelente para carregar terra, areia, minérios, dejetos, entre outros materiais. 

Além de carregar, esse maquinário também é utilizado para distribuir material, fazer nivelamento, terraplanagem, pequenas escavações e também abertura de estradas. 

Pá carregadeira ou retroescavadeira? 

Carregamento, terraplanagem, escavação… essas características lembram outra máquina, a retroescavadeira. 

No entanto, essas duas máquinas são bem diferentes. 

A retroescavadeira é uma máquina de porte menor, e por isso serve para aplicações um pouco mais leves.  

Além disso, visualmente as máquinas já são diferentes, pois a retroescavadeira tem uma pá carregadeira na frente e uma concha atrás. 

Essa concha é o que permite que ela faça muito bem o serviço de escavação, e nessa função a retroescavadeira é mais eficiente do que a carregadeira. 

Importância da máquina

A pá carregadeira está entre as mais importantes máquinas para a construção civil e os serviços pesados em geral, por sua versatilidade de funções. 

Uma das grandes vantagens em usar esse equipamento está na sua alta capacidade de carga – dependendo da pá, pode chegar até 10.500kg. 

Assim, é muito eficiente para obras de grande porte, inclusive sendo usada no transporte de minérios. 

Escolhendo corretamente o tipo de movimentação (rodas ou material rodante), a eficiência é ainda maior, possibilitando uma entrega de serviço rápida e dentro do prazo. 

Por fim, embora seja uma máquina de alto custo (tanto para comprar quanto para alugar), é muito claro que ela tem uma boa relação entre custo e benefício, já que seu uso otimiza e acelera a obra. 

Manutenção da pá carregadeira 

Como é uma máquina que envolve altos custos, é importantíssimo contar com uma manutenção preventiva para evitar danos à máquina e à produtividade. 

Checar os níveis de combustível, óleo do motor e hidráulico, além da validade dos filtros, é fundamental. 

A pá carregadeira tem como FPS (ferramenta de perfuração do solo) as pontas, que com o uso podem sofrer desgaste ou até se soltar. Para isso, faça a reposição imediatamente – assim você garante que a máquina siga trabalhando com eficiência. 

Por fim, esteja sempre atento à pressão dos pneus e às condições dos freios, já que qualquer alteração nesses componentes pode apresentar riscos para a máquina e para a segurança do operador. 

Conte com a Rech para ter as melhores peças de reposição para a sua carregadeira. Acesse o nosso site e confira nossos produtos!

Visited 1.427 times, 2 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *