Plantadeira de grãos: 3 dicas de como fazer a regulagem correta

Fazer a regulagem correta da plantadeira de grãos evita diversos problemas como a baixa germinação e falhas no equipamento, além de outros erros que podem prejudicar o desenvolvimento da produção. Para que esses problemas não aconteçam, é importante fazer alguns ajustes na máquina antes de iniciar as atividades de plantio. Continue a leitura e confira algumas dicas de como fazer a regulagem correta da sua plantadeira.  

Por que fazer a regulagem? 

Primeiro, é importante entender que realizar manutenções na plantadeira e preparar o equipamento para o plantio é essencial para a qualidade das atividades. A má regulagem da máquina pode afetar drasticamente a produção e, nesse momento, todos os tipos de atrasos, contratempos e prejuízos na produtividade devem ser evitados.  

Como regular? 

As regulagens da plantadeira variam de acordo com o modelo da máquina e a cultura a ser semeada. Apesar disso, existem recomendações universais e que podem orientador neste momento de regulagem da máquina. Confira algumas a seguir.  

Limpe a plantadeira: Essa etapa é muito importante para a máquina e é um dos pontos para se ter mais atenção. É fundamental que a plantadeira esteja limpa, sem vestígios de plantas daninhas ou causadores de pragas. A limpeza também é importante para que outros tipos de plantas não invadam e prejudiquem a plantação.  

Faça uma inspeção na máquina: Antes de iniciar qualquer atividade importante, é necessário fazer uma inspeção geral na plantadeira, assim você consegue descobrir se existem peças danificadas ou quebradas. Nesta parte, tenha cuidado com o estado dos discos agrícolas, visto que o desgaste dessas peças prejudica o funcionamento da máquina.  

Além disso, não esqueça de fazer uma revisão completa nos sistemas hidráulico e elétrico. Consulte sempre o manual de instruções do fabricante da plantadeira.  

Escolha os melhores discos para a plantadeira: Os discos utilizados na sua máquina precisam ser compatíveis com as características da semente de cada cultura. Antes de escolher o disco correto, você precisa fazer um teste e descobrir se a amostra da semente se encaixa nos cortes da peça. 

Agora que você já sabe como fazer a regulagem correta, não deixe para depois! Na Rech você encontra as melhores peças para manter a manutenção da sua plantadeira em dia. O que você está esperando? Acesse rech.com ou passe em uma de nossas lojas. 

Fonte da imagem de capa: Revista Cultivar.

Visited 202 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *