Conheça tudo sobre o método mais utilizado para colher algodão no nosso país
Uma das principais e mais eficientes formas de colher algodão é utilizando uma máquina com um sistema de fusos. Você sabe o que é esse modelo de colhedora e por que ele é tão importante? Confira!
O que é o sistema de fusos?
Esse tipo de colheita mecanizada de algodão é também conhecido como picker. Ele é caracterizado por usar um dispositivo com fusos cônicos e estriados para a colheita.
Os fusos da máquina giram rapidamente, o que faz com que a fibra do algodão se fixe nos fusos, para então ser extraído em caroço, direto dos capulhos abertos da planta, sem puxar a casca.
Desfibradores de borracha desprendem os caroços de algodão dos fusos, e estes são levados pelo ar para o cesto da máquina.
Por que o sistema de fusos é vantajoso?
O método de colheita por fusos é muito eficiente, e é o mais utilizado no Brasil.
Sua grande vantagem é o fato de que a qualidade da fibra de algodão colhida é maior, com menos impurezas. Com os fusos, cada pluma é colhida de forma mais seletiva, o que permite mais padrão para a colheita.
Além disso, é uma máquina que trabalha com alta capacidade de colheita, com velocidade de até 6,5km/h.
Onde usar a colhedora com fusos?
Esse tipo de colhedora para algodão é tradicionalmente usada em lavouras com maior espaçamento entre as plantas, a partir de 76 cm.
No entanto, as máquinas de hoje possibilitam também o uso do sistema de fusos em plantações mais densas, com espaçamentos de até 38cm.Entendeu as vantagens desse método? Acesse o site da Rech e garanta as melhores peças de reposição para manter suas máquinas sempre com a maior produtividade!