Pragas da soja: como combater as principais variedades

Conheça as principais pragas da soja e saiba como proteger sua lavoura! 

As pragas da soja são muito conhecidas pelos produtores rurais. Afinal, esses pequenos organismos são capazes de prejudicar a colheita, reduzir sua qualidade e afetar os lucros. Para ajudar a proteger sua cultura e combater as pragas da soja, preparamos o seguinte material. Confira! 

Tipos de pragas da soja e como combatê-las

Lagarta da Soja 

Praga de hábitos noturnos, a lagarta da soja permanece em locais com sombra durante o dia. A lagarta possui três linhas longitudinais claras no dorso e quatro pernas no abdômen, facilitando sua identificação.  

Para o controle dessa praga, é importante monitorar constantemente o plantio. Se houver, em média, 40 lagartas grandes por pano-de-batida é hora de agir. Invista em um inseticida de sua confiança e parta para o combate. 

Mosca-branca 

Apesar do nome, a mosca-branca é um inseto sugador, comum em uma grande variedade de culturas.  

A praga possui ação toxicogênica e pode causar uma série de viroses para os cultivos afetados. 

Para combater a mosca-branca, é possível tratar as sementes com inseticidas carbamatos sistêmicos, aplicar granulado sistêmico no sulco de plantio ou então pulverizar a área com fosforados sistêmicos. 

Bicudo-da-soja 

O bicudo-da-soja, ou tamanduá, é um inseto bastante recorrente em lavouras do sul do país. A praga raspa o caule da planta e pode causar sua morte ou enfraquecimento. 

Para controlar esse inseto, é indicada a rotação de culturas em conjunto com outras ações, como controle químico na bordadura do plantio e a utilização de plantas-iscas. 

Ácaro-verde 

Esse tipo de ácaro, importante em cultivos como algodão, feijão e algumas hortaliças, é uma verdadeira praga nas culturas de soja. Afinal, esses ácaros podem comprometer o desenvolvimento adequado da planta e afetar seu crescimento.  

Para combater a praga, é indicada a rotação de cultura na área. 

Lagarta-falsa-medideira 

Essa praga é responsável por uma série de surtos em culturas de soja no Brasil. Essas lagartas atacam as folhas da planta e, à medida que crescem, aumentam seus estragos na lavoura.  

Para combater a praga, é recomendada a utilização de produtos específicos para a cultura. 

Agora que você já sabe como combater as principais variedades de pragas da soja, aproveite para deixar seu maquinário agrícola pronto para o uso. Acesse o site da Rech e encontre as peças que seus equipamentos precisam!

Visited 406 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *