Pulverização: como controlar daninhas em sorgo? 

O sorgo, também chamado de milho-da-guiné, é um cereal de alta produtividade e de fácil adaptação no solo. Ele é utilizado na alimentação animal e na humana e na produção de biomassa, vassouras e etanol. A plantação de sorgo possui tendências no crescimento de daninhas, por isso, o controle químico se faz necessário para o seu manejo.  

Um dos problemas de produção do sorgo é o número reduzido de herbicidas, tendo somente a atrazina como um dos ingredientes ativos registrados no Mapa. Ela é eficiente no controle de daninhas, mantendo a lavoura livre desse tipo de plantas.  

Pensando nisso, hoje trouxemos um pouco sobre como fazer o controle químico de daninhas em sorgo. Continue a leitura e confira.  

Controle químico das daninhas

Com o uso adequado de herbicidas, as plantas daninhas podem ser controladas com eficiência na plantação de sorgo forrageiro e sacarino. O controle químico é limitado ao uso de atrazina em pré-emergência do sorgo e das daninhas, até 2 kg/ha do princípio ativo, em áreas não muito infestadas.  

Esse herbicida é muito eficiente para manter a lavoura livre de outras plantas, mas é importante fica atento na possibilidade de injúrias em culturas que serão plantadas posteriormente, como é o caso da soja.  

Já por outro lado, o uso da atrazina em pó-emergência precoce tem o poder de controlar as gramíneas anuais em estados antes do perfilhamento e fomentar o controle de plantas daninhas resistentes, como é o caso do amendoim-bravo. 

A aplicação de herbicidas é considerada uma solução viável para o controle de daninhas no período em que elas aparecem na plantação de sorgo. É importante lembrar que seu uso está relacionado aos cuidados recomendados pelo fabricante e à assistência de um técnico especializado no assunto. 

Conte sempre com a Rech! Aqui você encontra as melhores peças de reposição com a qualidade e a durabilidade que seu pulverizador precisa. Clique no banner embaixo ou acesse rech.com para conhecer nossa linha completa de pontas e bicos para pulverização agrícola.   

(Fonte da imagem de capa: Adobe Stock) 

Visited 248 times, 2 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO