Trator agrícola: conheça os sistemas complementares do motor

O trator agrícola é indispensável para a produção no campo. Manter a manutenção dele em dia é muito importante para que o desempenho e qualidade do seu plantio sejam sempre altos. Além de evitar problemas futuros, cuidar da vida útil do trator também evita dores de cabeça e gastos extras.  

Uma das partes do trator agrícola que merece atenção especial é o motor. Este componente precisa ter um bom funcionamento para que o restante do equipamento consiga ter alto desempenho durante as atividades. Por mais avançada que seja a tecnologia, o uso contínuo do trator pode levá-lo a ter problemas no motor. 

Pensando nisso, hoje trouxemos um pouco sobre os sistemas complementares do motor. Continue a leitura e confira.  

Sistema de alimentação de ar 

É responsável por levar todo o ar para o motor, permitindo assim a combustão dele. Esse sistema é composto por pré-filtro e filtro, turbo compressor, coletor e válvulas de admissão. Nele é necessário fazer a regulagem das válvulas, verificar a pressão do ar, conferir a integridade dos dutos de transporte e, por fim, fazer a limpeza ou troca dos filtros.  

Sistema de alimentação de combustível

Faz todo o transporte do combustível do tanque até sua injeção no motor do trator agrícola. Esse sistema é comporto pelo tanque de combustível, pela tubulação, pela bomba, pelos injetores e pelos filtros. Nele é preciso drenar o copo sedimentador, fazer a troca do filtro de combustível, conferir os vazamentos da tubulação, e verificar o estado da bomba de injeção (se ela está com entupimentos ou não). 

Sistema de lubrificação

É responsável por diminuir o atrito e o desgaste das peças do motor. O sistema de lubrificação é comporto pelo cárter, pela bomba de óleo, pelo filtro e pelos dutos. Nele é preciso ficar atento em alguns pontos como o nível e a qualidade do óleo, a necessidade da troca de filtros e a presença de vazamentos.  

Sistema de arrefecimento

O sistema de arrefecimento faz o controle da temperatura do motor e é comporto pelo radiador e tampa, pelo termostato, pelo ventilador, pela bomba de água e pelas mangueiras. Nele é necessário fazer a limpeza no radiador, verificar o nível da solução e realizar a troca dos aditivos do líquido de arrefecimento, conferir os vazamentos e analisar o funcionamento e a tensão da correia da ventoinha. 

Na Rech você encontra uma linha completa de motores compatível com as principais máquinas do mercado. Não deixe a manutenção do seu trator agrícola para depois, acesse rech.com ou clique no banner abaixo para falar conosco.  

(Fonte da imagem de capa: Adobe Stock) 

Visited 678 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *