Como e por que limpar a colheitadeira com frequência?

A limpeza da colheitadeira é um passo essencial para manter a máquina funcionando bem, o que inclui evitar que ela ajude no processo de disseminação de ervas daninhas. Nem todas são prejudiciais, mas as que são podem ajudar a espalhar pragas, além de usarem nutrientes que seriam da plantação, competindo pelo solo. 

Continue lendo e aprenda sobre a limpeza da colheitadeira! 

Por que limpar? 

Antes da colheita, uma variedade de ervas daninhas pode ser encontrada nas lavouras. Suas sementes são transportadas de variadas formas, desde pelo vento até por pássaros. Entretanto, quando estão presentes nas plantações, as sementes de ervas daninhas têm um novo dispersor: Colheitadeiras. 

Mesmo em plantações com herbicidas para evitar as ervas daninhas, algumas plantas podem desenvolver resistência. Durante a colheita com máquinas as ervas daninhas são colhidas junto e o resultado é que muitas delas ficam presas dentro da colheitadeira por um tempo. 

Quando a colheitadeira vai para novas lavouras sem uma limpeza, essas sementes podem alcançar novos lugares que ainda estavam livres da erva daninha. Esse processo pode causar prejuízos e perda de produtividade para as plantações. 

Como evitar as ervas daninhas? 

Para evitar as ervas daninhas é importante limpar a colheitadeira ao finalizar a colheita, além de entre lavouras ou talhões. Isso evita o transporte das sementes, mantendo apenas uma área controlada com as ervas daninhas, que podem então ser eliminadas individualmente. 

Como limpar a colheitadeira 

Primeiro, lembre-se de realizar a limpeza em um lugar onde as sementes que caírem da máquina não possam germinar e se espalhar. O objetivo é evitar que elas alcancem novos lugares. 

Se possível, reúna e destrua todas as sementes que encontrar durante a limpeza. 

Limpeza com ar 

Use ar comprimido para limpar a máquina. Certos lugares da máquina conhecidamente abrigam sementes com frequência e precisam da pressão do ar para a limpeza, como é o caso da área de saca-palhas, o retorno de grão limpo e o retorno sem-fim. 

Além desses lugares, você também pode ligar a turbina da colhedora no máximo da capacidade para remover qualquer semente parada na área de fluxo de ar intenso. 

Material seco 

É indicado usar material seco como folhas, capins e feno triturados para remover sementes ainda escondidas dentro da máquina. Esse material deve ser colocado continuamente na colheitadeira ligada e funcionando. 

Esse processo deve ser feito duas vezes, com o cabeçote e o molinete engrenados. Em uma das vezes, as tampas dos sem-fins devem estar fechadas. Na seguinte, abertas para que as últimas sementes sejam removidas. 

Limpe o funil 

O funil de grãos é o lugar da colheitadeira por onde o material seco sairá depois de processado. É nesse funil que as sementes que sobraram na máquina estarão após a limpeza. 

Verifique os filtros 

Aproveite para verificar os filtros, que também precisam ser trocados com frequência. Caso seja o momento adequado, você também pode realizar essa parte importante da manutenção. 

Segurança 

A colheitadeira é uma máquina com muitas partes móveis. Por isso, é importante ter muito cuidado e acidentes com ela podem ser fatais ou causar danos severos. Use óculos de proteção, protetor auditivo, bota com biqueira e luvas de proteção, fique longe das partes móveis e use uma ferramenta como uma forquilha. 

Também é importante que o trabalho de limpeza com a máquina funcionando não seja realizado com apenas uma pessoa, já que um acidente com a colheitadeira pode deixar a vítima presa sem poder pedir ajuda. 

Sempre realize manutenções regulares para manter a alta performance e reduzir custos de operações. Além da limpeza, a barra de corte, navalhas, molinete e outras peças, devem ser verificadas para garantir a qualidade do trabalho da máquina. Compartilhe esse texto com seus amigos para que eles aprendam sobre a limpeza da colheitadeira e não esqueça de acessas a loja da Rech!

Visited 497 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *