Conheça as principais máquinas pesadas da construção civil

Escavadeiras e carregadeiras são apenas algumas das máquinas pesadas utilizadas na construção. Saiba mais! 

Existem uma série de maquinários pesados que garantem a execução de uma obra com mais velocidade e eficiência. Quer conhecer mais sobre eles e suas funções? Então confira a matéria especial que a Rech preparou a seguir! 

1. Escavadeiras 

As escavadeiras estão entre os maquinários mais importantes dentro de um canteiro de obras. Sua principal função, como sugere seu nome, é realizar escavações no terreno. No entanto, a máquina ainda pode ser utilizada para demolir estruturas, dragar áreas alagadas, levantar peso e muito mais. 

2. Trator de esteira 

Outra máquina pesada utilizada para escavar o solo. O trator de esteira, também conhecido como Buldozer, é muito útil para remover a camada superficial do terreno. 

3. Rolo compactador 

Esse maquinário é fundamental na compactação do solo e de materiais que ficarão na superfície do terreno. O equipamento possui um grande rolo em sua dianteira e se divide em três principais modelos:  

  • Rolo de roda lisa: é utilizado para compactar a superfície rasa do solo ou asfalto; 
  • Rolo de pés de carneiro: usado principalmente para compactação profunda do solo; 
  • Rolo pneumático: escolhido principalmente para compactar solos de granulação fina. 

4. Retroescavadeira 

A retroescavadeira é muito útil para diversos fins. Afinal, conta com uma pá carregadeira na parte dianteira e uma concha na traseira.  

O equipamento pode ser utilizado para escavar trincheiras abaixo do nível do maquinário, carregar materiais na parte frontal da caçamba e muito mais.  

Por se tratar de uma máquina pesada multifuncional, pode ser utilizada tanto em construções urbanas quanto em tarefas em ambiente rural. 

5. Carregadeiras 

As carregadeiras são usadas para carregar e mover materiais diversos no canteiro de obras. Dentre os principais materiais carregados estão terra, pedra, areia, restos de demolição e matérias-primas diversas.  

O equipamento pode contar com rodas ou esteiras para se locomover, diferenciando-se, respectivamente, entre velocidade de deslocamento e capacidade de suporte. 

Gostou de conhecer melhor as máquinas pesadas utilizadas na construção? Então aproveite para acessar o site da Rech, e confira nossa linha completa de peças de reposição para seu equipamento!

Visited 2.790 times, 3 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *