4 dicas de como aumentar a durabilidade dos dentes da concha retro escavadeira ou escavadeira

A retroescavadeira nada mais é do que um trator com uma pá acoplada à frente e um braço mecânico com concha atrás. É uma ferramenta de múltiplos usos dentro de um canteiro de obras. 

Proteger os dentes da concha é essencial para aumentar sua vida útil. Essa parte da ferramenta tem algumas funções: nivelamento, demolição, escavação, transporte, entre outras. 

No caso de escavação, os dentes da concha têm a função de aumentar a capacidade de penetração no solo, além de proteger o resto da estrutura de dobras, quebras e outros danos pelo contato direto com o material trabalhado. 

Danificar os dentes da retroescavadeira não é o problema em si, mas, quando eles quebram, a concha fica vulnerável ao dano que se concentrava nos resistentes dentes da máquina. Por isso, é importante ficar de olho no estado de conservação das ferramentas. 

Continue lendo para aprender 4 dicas de como aumentar a durabilidade dos dentes da retroescavadeira! 

1 – Limpeza 

A limpeza é um dos mais simples, práticos e frequentes trabalhos de manutenção que protegem não só os dentes da retroescavadeira, mas a ferramenta como um todo. Antes da utilização da máquina, é importante fazer a avaliação e limpeza dos dentes – e de todo o resto. 

Claro que não é necessária uma limpeza profunda a cada pausa da máquina, mas tirar a sujeira de tempos em tempos é bom. Ela pode causar danos no decorrer do tempo e reduzir a vida útil dos dentes da retroescavadeira. 

2 – Tipo certo de dente 

Escolher o tipo certo de dentes aumenta sua durabilidade. Usar dentes feitos para terra na rocha, por exemplo, pode fazer com que eles percam sua vida útil muito mais rápido, além de não ser tão eficiente no trabalho. 

Também é importante comprar materiais das marcas e modelos corretos. Forçar uma peça que não se encaixa em uma máquina pode, na melhor das hipóteses, ser ineficiente e, na pior delas, destruir a retroescavadeira. 

Apesar de a retroescavadeira ser uma ferramenta de muitos usos, é a utilização correta dela que a torna uma máquina de tamanha flexibilidade. 

3 – Corrosão e desgaste 

A corrosão química e o desgaste físico são os principais inimigos dos dentes da escavadeira, especialmente o desgaste físico. 

Como é uma parte da máquina que entra em contato direto e forçado com materiais de rigidez variada, eventualmente existe dano. Isso pode acontecer tanto lentamente, o que faz com que os dentes percam vagarosa e progressivamente sua função, ou de uma vez, através de quebras. 

Nesses casos, é necessário se preparar para a troca. Cuidar com o uso e limpeza aumentam a vida útil do material, mas nada é para sempre. 

4 – Troca dos dentes 

Os dentes podem ser trocados individualmente e a recomendação é de fazer essa troca sempre que necessário. Trabalhar com dentes a menos na retroescavadeira aumenta o risco de danos em partes da máquina que não devem entrar em contato direto com o material de trabalho. Isso causa danos diretamente na concha, que é muito mais cara de se substituir.

Lembre-se de comprar dentes adequados para sua máquina e de considerar o trabalho que irá fazer com ela. 

Agora que você já aprendeu como cuidar dos dentes de sua retroescavadeira, lembre-se de checar o site da Rech para encontrar soluções para máquinas pesadas! Também compartilhe esse texto com seus amigos para que eles aprendam também! 

Visited 329 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *