Máquinas pesadas: confira algumas dicas de manutenção preventiva

A manutenção das máquinas pesadas deve ser prioridade máxima para quem utiliza esses equipamentos em sua rotina de trabalho. Essa ação ajuda a manter o bom funcionamento da máquina, além de prevenir acidentes e prejuízos futuros. Investir em uma manutenção correta contribui para uma economia de em média de 25% dos custos operacionais.  

Com o objetivo de prever falhas e problemas durante seu uso, a manutenção preventiva das máquinas pesadas precisa ser bem planejada. Isso porque, com uma revisão programa, os danos podem ser menores e a máquina pode trabalhar com alto desempenho. Continue a leitura e confira algumas dicas. 

Identifique as falhas comuns 

Um ponto importante para a manutenção preventiva é identificar as falhas mais comuns da sua máquina pesada. As três principais são as súbitas, as intermitentes e as graduais.  

A falha súbita acontece quando a máquina para sem aviso nenhum, a intermitente acontece de maneira aleatória, sem identificar o problema, e a falha gradual é encontrada por meio de inspeções.  

Conheça bem a sua máquina 

Conhecer bem as máquinas pesadas é importante para que você consiga criar um cronograma de manutenção mais conciso. Para que isso aconteça, é necessário estar atento ao manual de instruções do fabricante, ele irá ajudar a saber os intervalos de revisões e quais tipos de peças usar na sua máquina.  

Use peças de qualidade na sua máquina 

O uso de peças de qualidade faz toda a diferença no desempenho das máquinas pesadas. Além de ajudar a preservar a vida útil da máquina, usar peças de qualidade garante a segurança do operador e de todos ao redor dela. 

Aqui na Rech você encontra uma linha completa de peças de reposição compatíveis com as principais marcas do mercado como Caterpillar, Case, Volvo, Doosan, New Holland, entre outras. Acesse rech.com ou passe em uma de nossas lojas para conferir!

(Fonte da imagem de capa: Adobe Stock)   

Visited 432 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *