Material rodante: conheça tudo sobre essa parte do maquinário

Característico das máquinas pesadas e agrícolas, esse conjunto de peças é fundamental para a produtividade no campo e na construção

Você sabe o que é e o que compõe o material rodante das máquinas agrícolas e pesadas? Essa é uma das partes mais importantes de um equipamento. Confira tudo sobre! 

O que é material rodante? 

Material rodante é o nome dado ao conjunto de peças e equipamentos que compõem a parte das máquinas com esteira que entra em contato direto com o solo.  

À vista, é fácil identificá-lo: é toda a parte que compõe o que conhecemos como a esteira da máquina. 

O que faz parte desse conjunto? 

Além das visíveis esteiras, são parte do material: 

  • Correntes 
  • Roletes 
  • Rodas motriz 
  • Rodas Guias
  • Sapatas  

Quais máquinas contam com material rodante? 

Várias máquinas, tanto agrícolas quanto pesadas, têm na sua construção esse material. São elas: escavadeiras, tratores de esteira, carregadeiras, colhedoras de cana e Feller Buncher (máquinas usadas na área florestal). 

Como funciona? 

O funcionamento das máquinas com material rodante é simples.  

O aro motriz tensiona a esteira e é responsável por transferir a força do motor para a corrente, ou seja, é ele quem dá movimento à máquina.  

A roda guia, por sua vez, é responsável por controlar a pressão e tensão das esteiras e também mantém o alinhamento vertical e lateral das esteiras. Os roletes, inferiores e superiores, são os responsáveis por suportar e distribuir o peso da máquina ao longo da esteira, que é onde estão as sapatas – a parte que entra de fato em contato com o solo. 

Importância 

Para as máquinas que se locomovem com esteiras, o material rodante é imprescindível. Além de ser responsável pelo movimento, o conjunto carrega todo o peso da máquina. 

Por isso, cada peça precisa estar em pleno funcionamento e encaixe para que o movimento – e por consequência a produtividade – da máquina funcione corretamente.   

Desgaste 

O material rodante, por todas as suas características, é a parte da máquina que mais sofre com o desgaste durante a operação. Por isso, é necessária uma manutenção preventiva constante, de modo a evitar altos custos com manutenções após o problema acontecer. 

Clique aqui para aprender como cuidar dessa parte da máquina. 

Já sabia todas essas informações? Aproveite e acesse o site da Rech, empresa especializada em peças para máquinas. Temos à disposição componentes do material rodante de qualidade para prolongar a vida útil dos seus equipamentos. 

Visited 2.022 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *