Como saber se o rolamento está com problemas?

O rolamento é parte fundamental do sistema rotativo não apenas nas rodas dos veículos, mas em qualquer componente que precise de rotação, inclusive em máquinas pesadas e agrícolas. Ele possibilita o movimento rotativo entre dois ou mais elementos. É utilizado para reduzir o atrito ou fricção de deslizamento entre as superfícies de contato em mancais, polias e eixos, por exemplo.

O tempo de uso naturalmente causa desgaste nos rolamentos, e outros fatores, como uma instalação mal feita, umidade, falta de lubrificação ou a falta de manutenção preventiva, podem acelerar esse processo.
Mas como saber se há um problema no rolamento?


Ouvidos atentos


Os rolamentos, assim como outros componentes, possuem uma vida útil pré-estabelecida pelo fabricante. Um sinal de alerta bastante comum em rolamentos que precisam ser trocados é a emissão de barulhos diferentes e mais altos que o normal. Por isso, é preciso prestar atenção aos sons que a máquina está produzindo. Um rolamento com problemas gera um barulho de raspagem, que normalmente começa mais baixo e vai aumentando com o tempo.


Outras características de rolamentos que precisam ser trocados incluem vibração excessiva e aumento na temperatura.


O que fazer com um rolamento defeituoso?


Em primeiro lugar, é preciso consultar um profissional especializado para confirmar que o problema é no rolamento. Lá, ele vai usar os equipamentos adequados, como um estetoscópio industrial, para que o problema possa ser identificado. Caso os rolamentos realmente estejam com problemas, é preciso fazer a troca por novas peças. Procure sempre profissionais que utilizem peças boas, com garantia e qualidade comprovada, como é o caso dos rolamentos da Rech.


Monitorar as condições dos rolamentos é a maneira mais eficiente de garantir que a troca ocorra no momento certo, evitando manutenções corretivas emergenciais, não programadas ou trocas desnecessárias.

Uma peça pequena, como um rolamento, pode interferir em todo o trabalho e desempenho da sua máquina, por isso é preciso estar atento a esse detalhe!

Esclareceu as dúvidas? Então aproveite para encontrar as melhores peças para máquinas agrícolas e pesadas no site da Rech!

Visited 628 times, 9 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *