O rolamento é um importante elemento de transmissão mecânica, amplamente utilizado nos setores agro e de construção. Saiba mais!
Quem já brincou de carrinho de rolimã na infância, sabe um pouco sobre o assunto. Afinal, rolimã é apenas outra maneira de chamar a peça conhecida por rolamento. Quer saber mais sobre essa importante peça e sua utilidade para os mais diversos setores? Então confira o material especial que preparamos para você a seguir!
Saiba mais sobre o rolamento
O rolamento é uma peça que permite movimento rotativo entre dois ou mais elementos.
Existem diversos tipos de rolamentos, mas em sua maioria, a peça é composta por um anel interno, um externo, esferas ou outros corpos rolantes e uma gaiola.
Além disso, a peça segue exigentes padrões de qualidade e é produzida com materiais de alta resistência, como o aço inox.
Para que serve o rolamento?
O rolamento tem a importante função de reduzir o atrito entre partes móveis de uma máquina. Ou seja, a peça ajuda a transmitir uma ação de rotação entre um eixo e outros elementos do maquinário.
Além disso, a robustez da peça permite o suporte de cargas axiais ou radiais, reduzindo assim o esforço de movimento em um determinado componente.
Onde a peça é utilizada?
Como você já deve imaginar, o rolamento é uma peça muito versátil e um dos principais elementos na fabricação de máquinas, ferramentas e produtos.
Conheça algumas das áreas que fazem uso desse componente:
- Setor industrial: o rolamento é utilizado em grandes maquinários, motores, máquinas de pequeno porte e ferramentas;
- Setor agrícola: a peça também é essencial para o funcionamento de tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores e outras máquinas do campo;
- Setor de construção: o rolamento também pode ser encontrado em motoniveladoras, escavadeiras, pás-carregadeiras, tratores de esteira, retroescavadeiras e outras máquinas pesadas e equipamentos.
Por que o rolamento é fundamental no agronegócio?
As máquinas agrícolas exigem o máximo de cada um de seus componentes e com os rolamentos não poderia ser diferente.
No segmento sucroenergético, por exemplo, a utilização de rolamentos autocompensadores garante o aumento da produtividade e redução de custos. Esse tipo de peça conta com tratamentos de última geração, para que possam trabalhar sob condições de altas cargas e rotações operacionais.
Gostou de conhecer mais sobre o rolamento e sua importância para os mais diversos setores? Então aproveite para acessar o site da Rech e encontre as melhores opções de peças para a sua máquina!