Rolamento: o que é essa peça e para que serve?

O rolamento é um importante elemento de transmissão mecânica, amplamente utilizado nos setores agro e de construção. Saiba mais! 

Quem já brincou de carrinho de rolimã na infância, sabe um pouco sobre o assunto. Afinal, rolimã é apenas outra maneira de chamar a peça conhecida por rolamento. Quer saber mais sobre essa importante peça e sua utilidade para os mais diversos setores? Então confira o material especial que preparamos para você a seguir! 

Saiba mais sobre o rolamento 

O rolamento é uma peça que permite movimento rotativo entre dois ou mais elementos.  

Existem diversos tipos de rolamentos, mas em sua maioria, a peça é composta por um anel interno, um externo, esferas ou outros corpos rolantes e uma gaiola. 

Além disso, a peça segue exigentes padrões de qualidade e é produzida com materiais de alta resistência, como o aço inox.

Para que serve o rolamento? 

O rolamento tem a importante função de reduzir o atrito entre partes móveis de uma máquina. Ou seja, a peça ajuda a transmitir uma ação de rotação entre um eixo e outros elementos do maquinário.  

Além disso, a robustez da peça permite o suporte de cargas axiais ou radiais, reduzindo assim o esforço de movimento em um determinado componente. 

Onde a peça é utilizada?  

Como você já deve imaginar, o rolamento é uma peça muito versátil e um dos principais elementos na fabricação de máquinas, ferramentas e produtos.  

Conheça algumas das áreas que fazem uso desse componente: 

  • Setor industrial: o rolamento é utilizado em grandes maquinários, motores, máquinas de pequeno porte e ferramentas; 
  • Setor agrícola: a peça também é essencial para o funcionamento de tratores, colheitadeiras, plantadeiras, pulverizadores e outras máquinas do campo; 
  • Setor de construção: o rolamento também pode ser encontrado em motoniveladoras, escavadeiras, pás-carregadeiras, tratores de esteira, retroescavadeiras e outras máquinas pesadas e equipamentos. 

Por que o rolamento é fundamental no agronegócio? 

As máquinas agrícolas exigem o máximo de cada um de seus componentes e com os rolamentos não poderia ser diferente.  

No segmento sucroenergético, por exemplo, a utilização de rolamentos autocompensadores garante o aumento da produtividade e redução de custos. Esse tipo de peça conta com tratamentos de última geração, para que possam trabalhar sob condições de altas cargas e rotações operacionais. 

Gostou de conhecer mais sobre o rolamento e sua importância para os mais diversos setores? Então aproveite para acessar o site da Rech e encontre as melhores opções de peças para a sua máquina!

Visited 847 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *