Você sabe quais cuidados ter na hora de operar as máquinas agrícolas?

Para operar as máquinas agrícolas, além de ter atenção, é necessário que sejam cumpridas algumas normas de segurança. Para cada equipamento, incluindo a máquina agrícola, existe uma Norma Regulamentadora (NR), que ensina quais medidas tomar na hora de manusear ou realizar as manutenções, para assim garantir a segurança dos operadores. Pensando nisso, hoje listamos alguns cuidados que todos devem ter na hora de operar os equipamentos. Continue a leitura e confira.  

Siga a NR-31 

Os profissionais que trabalham manuseando as máquinas agrícolas devem estar em dia com a NR-31, que abrange de forma teórica e prática todas as funções e atividades a serem feitas no equipamento. Além disso, o curso também apresenta os riscos de cada máquina e os procedimentos de saúde e segurança do trabalho de acordo com as atividades.  

Use equipamentos de proteção 

Os equipamentos de proteção individual, conhecidos apenas por EPI’s, são essenciais na hora de operar uma máquina agrícola, pois eles minimizam e até evitam os riscos à saúde e segurança.  

Existem EPI’s específicos para cada atividade e cada um deles deve ser usado de acordo com as orientações do fabricante. Por isso, se estiver com problemas, solicite a substituição do seu equipamento de proteção, eles podem salvar a sua vida e garantir a integridade física de todos os trabalhadores.  

Opere as máquinas com segurança 

Para garantir a sua segurança e dos outros operadores, nunca suba ou desça das máquinas agrícolas enquanto elas estiverem em movimento. Para isso, desligue o equipamento, engate o freio e libere a pressão dos controles hidráulicos. 

Além disso, fique atento em outros detalhes da máquina agrícola: se perceber algum degrau ou peças quebradas, peça a manutenção imediata do maquinário.  

Faça a manutenção da sua máquina 

Tenha a manutenção da sua máquina agrícola sempre em dia. A manutenção deve acontecer regularmente, inspecionando e realizando as revisões de acordo com a quantidade de horas trabalhadas. Para isso, esteja sempre por dentro das orientações do fabricante do equipamento, assim você saberá quando e quais peças trocar.    

Aqui na Rech você encontra peças de reposição para máquinas agrícolas compatíveis com as principais marcas no mercado. O que você está esperando? Passe em uma de nossas lojas ou acesse rech.com   

(Fonte da imagem de capa: Adobe Stock)   

Visited 212 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *