Filtro separador de água: quando é hora de trocar?

A presença de água no óleo diesel pode ser bastante prejudicial para o maquinário agrícola ou pesado. A contaminação do óleo por água pode diminuir a potência do motor, causar danos a bombas, bicos injetores, peças metálicas, além de aumentar o gasto com combustível, afetando diretamente a produtividade da máquina.  

Por isso, o papel de filtro separador de água é tão importante. Ele age para impedir que a água entre no sistema de combustível, protegendo a máquina desse problema tão comum. 

Que tipos de filtro separador de água existem? 

Existem dois modelos de filtros separadores de água: um com o copo instalado na parte inferior do filtro, que indica a presença da água de forma visual, e outro com um sensor instalado na parte inferior do filtro, que indica a presença de água. Seja qual for o tipo de filtro, o operador da máquina deve fazer periodicamente a “sangria” da água antes de iniciar o trabalho quando for alertado da presença da água ou visualizá-la, no caso do filtro em que isso é possível. 

Quando o filtro separador de água deve ser trocado? 

É importante salientar que o filtro não deve ser lavado, com o risco de prejudicar seu desempenho. Ele deve ser trocado seguindo as recomendações do fabricante – normalmente a cada 250 horas de uso ou quando ele apresentar saturação precoce.

Gostou das dicas? Então aproveite para comprar filtros separadores de água da Donaldson no site da Rech! Os melhores filtros do mercado para sua máquina não ter problemas. 

Visited 392 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *