Filtros de ar, óleo e combustíveis: fique de olho na troca

Os filtros atuais são feitos com precisão e tecnologia de ponta para garantir eficiência e durabilidade, mas mesmo o mais durável dos filtros, eventualmente, precisa ser trocado e é importante saber quando é a hora de fazer isso. Continue lendo para ver algumas dicas sobre como saber quando é a hora de trocar os filtros de ar, óleo e combustível de sua máquina agrícola!  

O trabalho dos filtros 

Os filtros são barreiras para partículas. Eles impedem que contaminantes cheguem a partes e peças de seu maquinário agrícola – e de qualquer outra área que use filtros. Os filtros devem bloquear partículas específicas e por isso é importante ir atrás dos modelos corretos.

Filtro de ar 

Usamos estes filtros para impedir que poeira, líquidos e até pedaços grandes de material, como folhas e palha, entrem no equipamento, que pode precisar do ar para diversas funções, desde a refrigeração do maquinário até a combustão do diesel, gasolina ou outro combustível. 

Impedir que partículas entrem na máquina pelo ar é o trabalho dos filtros desses filtros. 

Filtro de óleo e combustível 

Estes têm a mesma função básica de qualquer outro filtro: impedir a entrada de certas partículas. No caso do óleo e do combustível, água e poeira podem ser extremamente prejudiciais, já que esses materiais podem se acumular em lugares de difícil manutenção de um motor, causando problemas de eficiência e funcionalidade, o que eventualmente pode levar à necessidade de troca do equipamento. 

Quando trocar os filtros? 

É essencial ficar de olho na hora da troca de filtro de sua máquina agrícola. Equipamentos de uso agrícola são usados durante períodos de tempo extensos e, por isso, a troca dos filtros é frequente quando eles estão em uso. O recomendado é trocar os filtros de ar, óleo e combustível a cada 250 horas de uso. 

A troca deve ser feita de acordo com as instruções do fabricante, de preferência em uma oficina especializada. Maquinário agrícola, entretanto, nem sempre tem a opção de sair do campo, então a troca in loco é frequente. É importante lembrar de chamar profissionais especializados para realizar essa troca e garantir que o equipamento esteja em boas mãos.

O que não fazer 

Algumas coisas podem parecer uma boa ideia para aumentar a vida útil do filtro, mas elas não devem ser feitas, já que danificam o material. 

Ar comprimido 

Não tente limpar os filtros com ar comprimido. Isso danifica as fibras do material, que é sensível e preciso, e pode causar redução ou até perda da capacidade filtrante do material. 

Raspagem 

Raspar o filtro trás o mesmo problema em maior escala. As fibras do material são destruídas e não são mais capazes de filtrar.

Agora que você já conhece melhor os filtros, o que fazer e o que não fazer para trocá-los, compartilhe esse texto com seus amigos para que eles aprendam também! Não esqueça de dar uma olhada nos Filtros Donaldson, com tecnologia e eficiência para seu maquinário agrícola! 

Visited 196 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *