Material rodante: cuidados preventivos para a sua máquina pesada

Representando até 40% dos custos de manutenção de uma frota, o material rodante precisa de diversos cuidados para manter a preservação da sua vida útil. Pelo fato de a esteira ser fabricada em ferro bruto, muitos operadores confiam em sua resistência, mas não se esqueça que, mesmo com alta resistência, o equipamento deve estar em ótimas condições de uso para evitar custos extras e desgaste desnecessários. Continue a leitura e confira a algumas dicas de cuidados.  

Regule a esteira corretamente 

A regulagem das esteiras do material rodante deve ter uma folga já pré-estipuladas nos manuais de uso do fabricante. Para todos os equipamentos existem uma folga na esteira, tanto as máquinas que possuem rolete superior quanto para as que não têm.  

Fique atento ao giro do grupo de pinos e buchas da esteira  

O giro da esteira possui caráter de manutenção preditiva/preventiva e busca acompanhar a uniformidade no desgaste dos pinos e das buchas. Por isso, para cada tipo de terreno trabalhado, é necessário ter atenção pois os materiais se comportam de maneira diferente em níveis de abrasividade agressiva e mediana. Confira:  

– Terrenos argilosos: Alto nível de abrasividade.  

– Terrenos rochosos: Alto nível de impacto.  

– Terrenos mistos: Médio nível de abrasividade 

Lubrifique o material rodante 

Para que o material rodante não tenha desgaste excessivo, é recomendado optar por esteiras lubricadas. No caso das escavadeiras, escolha as esteiras engraxadas, que auxiliam no giro de pinos e buchas por mais horas, gerando ótimos resultados para a operação.  

Faça manutenções regulares 

As manutenções do material rodante devem acontecer regularmente para evitar que algum problema grave passe despercebido. Para não haver problemas futuros, crie uma rotina de revisão da esteira do seu equipamento, além de fazer a limpeza dela no fim do expediente. 

Em alguns casos, na hora da manutenção, é possível notar trincas nos elos, buchas e sapatas. Além disso, estudar o terreno em que a máquina está sendo utilizada é importante que você desenvolva uma boa rotina de revisão do material rodante.  

Na Rech você encontra as melhores peças de reposição para material rodante, como esteiras compatíveis com tratores de esteira e escavadeiras das principais marcas do mercado. Acesse rech.com ou passe na loja Rech mais próxima. 

(Fonte da imagem de capa: Adobe Stock)   

Visited 115 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *