O que faz uma motoniveladora? Conheça melhor o equipamento!

A motoniveladora é a máquina perfeita para preparar o terreno para construções, estradas e muito mais!

Como seu nome já sugere, a motoniveladora é a escolha ideal para nivelar o terreno. Essa máquina é muito utilizada para obras da construção civil, mas também pode ser útil para outros fins.  

Quer saber mais sobre esse equipamento? Então confira o material especial que preparamos abaixo! 

Saiba mais sobre a motoniveladora 

A motoniveladora é um equipamento muito versátil, graças principalmente ao seu design diferenciado que conta com um chassi articulado e uma lâmina ajustável. 

Além da lâmina localizada na parte central, o maquinário conta com um escarificador em sua traseira. As duas ferramentas são fundamentais em trabalhos de preparação do solo, já que a lâmina age para revolver o solo enquanto o escarificador é usado para efetuar pequenos sulcos no terreno.  

Por se tratar de uma máquina pesada, a motoniveladora conta com 6 rodas, sendo 4 traseiras e 2 dianteiras. Enquanto a quadra traseira de rodas sustenta o peso do motor e proporciona maior torque para a laminação do solo, a dupla de rodas dianteiras permite o controle direcional do equipamento. 

Principais usos do maquinário 

A motoniveladora é um equipamento muito versátil, sendo útil principalmente na: 

  • Construção civil: atuando na terraplanagem e nivelamento de terrenos; 
  • Agricultura: operando para nivelar terrenos para plantações e outras funções no campo; 
  • No setor rodoviário: para nivelar o terreno e realizar a pavimentação essencial para a criação de estradas. 

Utilidade da motoniveladora em obras 

Além dos usos citados anteriormente, a motoniveladora pode ser utilizada de diversas formas em obras e construções. Confira algumas das funções específicas que podem ser realizadas com a ajuda desse maquinário: 

Terraplanagem 

A terraplanagem nada mais é do que o nivelamento do solo. A motoniveladora, portanto, é útil para colocar ou retirar terra para deixar o terreno plano.  

Para realizar esse procedimento, no entanto, é necessário limpar o terreno previamente, removendo qualquer traço de entulho e vegetação. 

Escavação 

Com o escarificador da máquina, também é possível fazer furos e valas no terreno. Esses procedimentos são essenciais para encaixar a fundação que sustentará as estruturas que serão construídas no local. 

Homogeneização de compostos  

Utilizando a lâmina central da motoniveladora, também é possível realizar a homogeneização de materiais. Nesse processo, é possível realizar a mistura dos agregados de construção, materiais que podem ser usados na elaboração de concreto e argamassa. 

Pavimentação 

A pavimentação é fundamental para fazer o revestimento adequado do solo para a construção ou reparo de estradas.  

Gostou de conhecer mais sobre a motoniveladora? Então aproveite para acessar o blog da Rech e confira mais sobre maquinários e peças fundamentais para o agronegócio e a construção civil!

Visited 1.387 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *