Pá carregadeira: 4 pontos para verificar na manutenção regular

A manutenção regular é fundamental para o bem-estar e alto desempenho da pá carregadeira. Estar atento a alguns pontos como a caçamba, os dentes, os pneus e os sistemas de transmissão e refrigeração, é muito importante para que não haja problemas durante as atividades da máquina. Se você não fizer as revisões corretamente, com o passar do tempo, o desempenho do seu equipamento será reduzido. Continue a leitura e confira 4 pontos para verificar na manutenção regular da sua pá carregadeira

1. Caçamba e dentes 

Para que a pá carregadeira continue em boas condições durante as atividades de carregamento e descarregamento, realize inspeções diárias na caçamba e nos dentes. Se algum desses itens estiverem soltos, rachados ou desgastados, faça a troca imediatamente para que não aconteça grandes danos no equipamento.  

Essa parte da máquina merece uma atenção extra, pois é geralmente usada para trabalhos pesados. Além disso, verifique também as condições dos cilindros de inclinação e elevação e das mangueiras. Assim você pode determinar desgastes e possíveis danos. 

2. Pneus 

Os pneus normalmente utilizados na pá carregadeira são os radiais, que possuem maior durabilidade para trabalhos pesados em minas e pedreiras e oferecem alto desempenho em diferentes condições climáticas.  

Dependendo do solo em que a máquina é usada, a durabilidade dos pneus pode diminuir com o passar do tempo, principalmente se não estiverem com a pressão correta. Por isso, use a pressão recomendada no manual de instruções do fabricante. 

3. Sistema de transmissão 

Fique atento em todos os detalhes da sua pá carregadeira. Por ser usado nos mais variados locais, o equipamento até propenso a ter maiores desgastes. Por isso, fazer a revisão regular no sistema de transmissão garante que a máquina não tenha vazamentos e que os eixos estejam protegidos, evitando falhas e futuras dores de cabeça.  

4. Sistema de refrigeração 

Outro ponto que merece seu cuidado é o sistema de refrigeração da máquina. Como a pá carregadeira opera em locais que possuem muita poeira, é recomentado que o equipamento use ventiladores reversíveis, porém, outra prática importante é a limpeza regular dos filtros de ar. Sua troca deve acontecer em intervalos menores que os de outras máquinas, mas sempre de acordo com as indicações do fabricante.  

Com a manutenção em dia, sua máquina trabalha com 100% do desempenho dela. Aqui na Rech você encontra peças de reposição compatíveis com pás carregadeiras das principais marcas do mercado como Caterpillar, Case, Volvo, Doosan, New Holland, entre outras. Acesse rech.com ou passe na loja mais próxima!  

(Fonte da imagem de capa: Adobe Stock) 

Visited 291 times, 1 visit(s) today

Ficou interessado? Fale com a gente!

Ative o JavaScript no seu navegador para preencher este formulário.

CONTEÚDO RELACIONADO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *