Esse momento da obra é importantíssimo para prevenir acidentes, mas vai além de uma simples nivelação do terreno
Importantíssimo para a construção de prédios, fábricas, barragens e estradas, o processo de terraplanagem gera algumas dúvidas. Saiba tudo sobre essa parte da obra e quais máquinas estão envolvidas!
O que é terraplanagem?
A terraplanagem (ou terraplenagem) é uma técnica de remoção de material de um ambiente, com o objetivo de torná-lo nivelado, ou seja, plano.
Como o nome já indica, o procedimento remove principalmente a terra, mas também outros componentes do terreno, como rochas.
Etapas da terraplanagem
Tornar a terra plana não envolve apenas um processo, mas vários – que fazem uso das diversas máquinas pesadas envolvidas na construção civil. Confira as principais fases:
Escavação
A retroescavadeira é a responsável por escavar a terra, removendo o excesso e rebaixando a topografia padrão do terreno.
Aterramento
É o processo de colocação de terra, executado pela pá carregadeira. Pode parecer o oposto da escavação, mas é na verdade um complemento, já que alguns terrenos podem precisar de terra em determinados locais para que tudo fique alinhado.
Troca de solo
Em alguns casos, pode ser necessário substituir o solo original da região. Nesse caso, também deve ser feita a escavação e, posteriormente, o aterramento.
Compactação de solo
Depois que a terra é nivelada (seja retirando material, colocando ou ambos), é importante reduzir o volume vazio entre as partículas de terra, fazendo com que o terreno fique estável e impermeável. O rolo compactador, é claro, é o responsável por essa etapa.
Drenagem
Há outra etapa associada à penetração de água no solo: a drenagem. Esse procedimento serve para remover a umidade da terra, normalmente feito por meio de canais de escoamento.
Esse processo, que usa a escavadeira ou a retroescavadeira, também previne o aparecimento da erosão causada pelas chuvas fortes.
Planificação
O ajuste final de planificação da terra é executado pela motoniveladora, uma das máquinas mais importantes para o serviço de terraplanagem.
Essa etapa serve para espalhar a terra, nivelando todo o terreno.
Depois de tudo isso, o solo estará devidamente preparado para receber as próximas etapas da construção.
Para mais conteúdos sobre o mundo da construção, acesse o blog da Rech.